Jogador do Alverca sofre paragem cardiorrespiratória em campo

Jogador de 24 anos foi assistido ainda no relvado, durante o jogo com o União de Almeirim, e transportado para o hospital, onde está em recuperação.

Foto
Alex Apolinário DR

Alex Apolinário, médio da equipa principal do Futebol Clube de Alverca, caiu inanimado no relvado, a meio da primeira parte da partida que, na manhã deste domingo, opunha a equipa alverquense ao União de Almeirim. O atleta brasileiro de 24 anos terá sofrido, ao que tudo indica, uma paragem cardiorrespiratória.

O jogador foi assistido no relvado pela equipa médica do clube, com o auxílio de um desfibrilhador. Recuperou os sinais vitais pouco depois, já no interior de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Alverca. Alex Apolinário foi, posteriomente, transportado para o Hospital de Vila Franca de Xira, onde está em recuperação.

A situação deixou abalados os participantes na partida da 10.ª jornada da Série F do Campeonato de Portugal, que já não foi reatada. Os minutos em falta deverão ser jogados em data a acordar entre os dois clubes.

A SAD (sociedade anónima desportiva) do Alverca divulgou, entretanto, um comunicado em que sublinha que Alex Apolinário “aparentemente sofreu uma paragem  cardiorrespiratória” e “foi imediatamente atendido pelos profissionais de saúde do FC Alverca Futebol SAD, devidamente treinados, com desfibrilhador, que está sempre presente nos jogos e treinos da equipa”.

Os responsáveis da SAD alverquense agradecem aos bombeiros que “rapidamente chegaram ao relvado do estádio e assumiram o socorro ao jogador” e salientam que o atleta “teve a sua situação estabilizada e foi removido, a critério dos socorristas, para o Hospital de Vila Franca de Xira para continuar com a sua recuperação”.

Alex Apolinário está a cumprir a terceira época ao serviço do FC Alverca, depois de ter representado o Cruzeiro de Belo Horizonte e o Atlético Paranaense nos escalões de formação. Destaca-se pela sua veia “goleadora” e, na temporada passada, marcou o primeiro golo do Alverca, na partida em que os alverquenses eliminaram o Sporting da Taça de Portugal. Na temporada em curso já marcou dois golos no Campeonato de Portugal e, na época 2019-20 assinou cinco golos no mesmo campeonato.