Governo apoia 1350 emigrantes que querem voltar a Portugal

A maioria dos candidatos ao Programa Regressar são jovens qualificados que emigraram durante a crise económica de 2008 e o período do plano de resgate da troika em Portugal.

Foto
Das 2000 candidaturas, o Governo já aprovou 1350 pedidos Daniel Rocha

Um ano e quatro meses após o arranque do Programa Regressar ― uma medida lançada ainda na anterior legislatura para incentivar o regresso dos emigrantes portugueses e lusodescendentes que tenham saído do país antes de 2016 ―, o Governo recebeu mais de 2000 candidaturas e já deu luz verde a 1350. No total, os números facultados ao PÚBLICO pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social mostram que o interesse é maior entre a população emigrante mais jovem e qualificada que emigrou durante os anos da crise financeira de 2008 e o período da troika em Portugal. O programa, que deveria terminar no final deste ano, irá ser prolongado, mas o Governo ainda não detalha até quando. Ainda assim, o balanço que faz é positivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários