Pedro Soares Pimenta eleito presidente do Partido da Terra

Congresso extraordinário realizou-se por videoconferência para eleger novo líder. MPT faz questão de se intitular como o “único partido verdadeiramente ecologista em Portugal”. apelidando o PEV de “satélite” do PCP e o PAN como partido animalista.

Foto
Diogo Baptista

Pedro Soares Pimenta, psicólogo e empresário, de 44 anos, foi eleito neste domingo como novo presidente do Partido da Terra - MPT, num congresso extraordinário electivo realizado por videoconferência, após a renúncia de Manuel Ramos à liderança por motivos de saúde.

De acordo com uma nota de imprensa, o XXII Congresso Nacional do MPT “elegeu Pedro Soares Pimenta como presidente do Partido da Terra para o triénio 2020-2023 com uma expressiva maioria de 94% dos votos favoráveis dos congressistas presentes”.

Segundo esta nota do MPT, força política fundada em 1993, a direcção hoje eleita “prestou homenagem ao fundador e presidente honorário do Partido da Terra, Gonçalo Ribeiro Telles, falecido no passado dia 11 de Novembro”. Neste XII Congresso, que decorreu sob o mote “Restabelecer o Rumo”, a nova direcção “definiu como objectivo principal reconquistar os filiados e simpatizantes que, desde há vinte e sete anos, se revêem nos princípios e valores ecologistas e humanistas do Partido da Terra - MPT”.

O comunicado divulgado cita excertos do discurso de encerramento de Pedro Soares Pimenta em que o novo presidente afirma que o MPT “é o único partido verdadeiramente ecologista em Portugal” e “não se posiciona como satélite de nenhum outro nem se arvora de animalista, ocupa sim um espaço político próprio e único no espectro político português” - em alusões ao PEV (que sempre concorreu coligado com o PCP na CDU) e ao PAN.

No seu discurso, segundo esta nota de imprensa, Pedro Pimenta assinalou a opção por um congresso online, considerando que “o MPT fez hoje história, adoptando uma postura de responsabilidade perante uma situação pandémica que tanto tem afectado os portugueses”, em contraste com “alguns partidos que, teimosamente e ao arrepio do mais elementar bom senso, realizaram os seus congressos presencialmente” - como foi o caso do Chega, em Setembro, em Évora, e do PCP, no final de Novembro, em Loures.

Pedro Pimenta, residente em Leiria, foi candidato por este círculo eleitoral às eleições legislativas de 2019 e também concorreu às eleições regionais de Outubro nos Açores por São Miguel e pelo círculo de compensação.

O MPT anunciou em Novembro a marcação deste congresso extraordinário electivo, informando que acontecia “na sequência do pedido de renúncia de funções apresentado pelo presidente da Comissão Política Nacional, Manuel Ramos, devido a problemas de saúde”.

O Movimento Partido da Terra passou em 2007 a estar registado apenas como Partido da Terra.

Sugerir correcção
Comentar