Benfica na Amadora, FC Porto e Sporting ainda sem adversários

Realizou-se nesta quarta-feira o sorteio dos oitavos, quartos e meias-finais da Taça de Portugal.

Foto
Nuno Ferreira Monteiro

Estão ainda por apurar os nomes de quatro clubes que vão disputar os oitavos-de-final da Taça de Portugal 2020/21, mas a Federação Portuguesa de Futebol realizou nesta quarta-feira o último sorteio da prova para esta época.

Com o mapa da competição até à final de 23 de Maio já definido, ficou a saber-se que na etapa seguinte (oitavos-de-final) o Benfica vai regressar à Amadora para defrontar o CF Estrela. FC Porto e Sporting ainda não sabem onde vão disputar os “oitavos”, mas podem ter que jogar ambos na Madeira.

Será uma deslocação muito curta, mas repleta de história. Ao contrário de FC Porto e Sporting, que ainda vão ter que esperar pelo desfecho de jogos da eliminatória anterior, o Benfica já sabe que vai ter pela frente na próxima ronda o actual líder da Série G do Campeonato de Portugal.

De regresso aos campeonatos nacionais com o nome de Club Football Estrela após a fusão com o Club Sintra Football, a equipa da Amadora é um herdeiro de um dos clubes que já venceu a Taça de Portugal, mas a última vez que o Benfica defrontou os amadorenses foi a 5 de Abril de 2009.

Nessa altura, os “encarnados” eram treinados por Quique Flores (Jorge Jesus assumiu o comando da equipa um par de meses depois) e venceram no Estádio José Gomes, por 1-2 (dois golos de Cardozo de penálti).

Para além do CF Estrela-Benfica, já são conhecidos os protagonistas de mais três jogos dos “oitavos” (Rio Ave-Estoril, Sp. Braga-Torreense e Moreirense-Santa Clara), mas metade das partidas ainda não estão definidas.

Por conhecer, está o palco onde FC Porto e Sporting vão jogar, mas, em teoria, “dragões” e “leões” vão ter que viajar até à Madeira para defrontarem o Nacional e o Marítimo, respectivamente - os madeirenses ainda têm que receber dois “históricos” (Leixões e Salgueiros).

Foto

Se se cumprir a lógica e imperar a “lei do mais forte”, o que na Taça de Portugal não acontece de forma recorrente, nas meias-finais, disputadas a duas mãos em Fevereiro e Março, haverá duelos entre o Benfica e Sporting, enquanto o FC Porto defrontará o Sp. Braga, com os primeiros jogos a serem disputados em Alvalade e em Braga.

Oitavos-de-final (12 a 14 de Janeiro)
Fafe-B SAD/Sp. Espinho
CF Estrela-SL Benfica
Rio Ave-Estoril
Sp. Braga-Torreense
Marítimo/Salgueiros-Sporting
Moreirense-Santa Clara
U. Leiria/Gil Vicente-Ac. Viseu
Nacional/Leixões-FC Porto

Quartos-de-final (27 a 29 de Janeiro)
CF Estrela/Benfica X Fafe-B SAD/Sp. Espinho
U. Leiria/Gil Vicente-Ac. Viseu X Nacional/Leixões-FC Porto
Marítimo/Salgueiros-Sporting X Rio Ave-Estoril
Sp. Braga-Torreense X Moreirense-Santa Clara

Sugerir correcção
Comentar