Igreja Católica mantém missas no Natal mas a imagem do Menino Jesus não será dada a beijar

Conferência Episcopal Portuguesa pede que as missas sejam acompanhadas de “todas as cautelas” para que às festividades não se suceda nova vaga de contágios.

Foto
Ao contrário do que se passou na Páscoa, a missa do galo poderá ter fiéis e foi antecipada para as 23h00 na Sé de Lisboa Miguel Manso (arquivo)

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recomendou esta quarta-feira que a presença dos fiéis nas missas do Natal – nas quais se incluem a missa do galo, já que nessa noite haverá permissão de circulação até às duas da manhã – seja acompanhada “de todas as cautelas, de modo a que “às festividades não suceda nova vaga de contágios com os consequentes sofrimentos e lutos”.

Cada diocese terá autonomia para definir os horários de celebração das eucarísticas que integram a liturgia do Natal, “dentro das orientações anunciadas pelas autoridades civis e sanitárias”, conforme recorda o Conselho Permanente da CEP, num comunicado emitido hoje e em que se congratula pela possibilidade conferida pelo Governo de celebração da eucarística, não apenas nas manhãs de 25 de Dezembro, 27 de Dezembro e 1 de Janeiro, mas também nas vésperas desses dias, bem como na tarde dos dias de Natal e de Ano Novo.

Na Sé de Lisboa, o cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente, já disse que a missa do galo vai ser antecipada para as 23h00, no que deverá ser imitado em várias outras dioceses.

Haverá, porém, uma diferença: os padres estão a ser aconselhados a absterem-se da prática de dar a imagem do Menino Jesus a beijar e a substituir “esse gesto de veneração afectuosa por qualquer outro que não implique contacto físico e previna aglomerações”.

A CEP apela, de igual modo, a todos os que se enquadrem nas chamadas “situações de risco”, e estejam impedidos de sair de casa pelas autoridades sanitárias, que não se desloquem às Igrejas.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários