O Portugal de mouros e cristãos não foi só guerra

Nova exposição no Museu Nacional de Arte Antiga leva-nos a um reino ainda em formação, tendo por ponto de partida o martírio de cinco franciscanos em Marrocos, há 800 anos. Arte a arqueologia em diálogo para evocar uma história que faz parte do nosso imaginário, mas que não foi bem como nos contaram.

Foto

A cidade esteve cercada mais de quatro meses e a 25 de Outubro de 1147 rendeu-se. A população estava exausta, havia fome, doenças, e as brechas abertas na muralha pelos atacantes terão tornado impossível a sua defesa. No dia que se seguiu à entrada vitoriosa dos cruzados e dos soldados de Afonso Henriques em Lisboa, a mesquita foi consagrada à fé cristã. Não podia haver dúvidas de que as coisas tinham mudado. O bispo moçárabe fora decapitado, possivelmente confundido com um muçulmano, e a cidade saqueada de imediato. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários