“Quem quiser jogadores do Sporting, vai ter de pagar muito dinheiro”, avisa Amorim

Treinador dos “leões” revela total confiança no plantel e alerta para as qualidades do Famalicão.

Foto
LUSA/EDUARDO COSTA

É no Estádio Municipal de Famalicão que o líder do campeonato vai fazer o exame da 9.ª jornada. Diante da equipa-sensação da época passada, que nesta sexta-feira renovou o contrato com o treinador, João Pedro Sousa, até 2022, o Sporting procura dar seguimento ao excelente arranque que tem protagonizado na Liga, atento à necessidade de marcar primeiro que o adversário.

“Depende muito do Sporting o que será o jogo. Não podemos dar muita liberdade àqueles jogadores [do Famalicão]. Vamos encarar com o máximo empenho e intensidade. Queremos deixar os jogadores do Famalicão desconfortáveis no jogo, do primeiro ao último minuto. Prevemos um jogo perigoso”, avalia Rúben Amorim.

Na mira dos “leões”, a única equipa ainda invicta na competição, está a sexta vitória consecutiva na Liga (sétima se somarmos a Taça de Portugal). E o jogo será certamente especial para uma das grandes figuras da prova — Pedro Gonçalves regressa ao palco que o projectou em 2019-20, agora com o estatuto de melhor marcador da competição.

“O Pedro Gonçalves é um excelente jogador, mas é um miúdo ainda. Precisa e vai melhorar em certos aspectos, mas é um jogador de maturidade muito elevada para a idade que tem. É o segundo ano dele na I Liga, é um jogador bastante completo, mas tem de melhorar em outros momentos do jogo”, explicou Rúben Amorim, satisfeito com a resposta que o plantel tem dado até à data.

No embate de sábado (18h, SportTV), o técnico não vai contar com Nuno Mendes ou Jovane Cabral, devido a lesão, mas deixa o alerta relativamente à cobiça que muitos dos jovens da academia começam a gerar fora de portas. “Todos os miúdos estão blindados. Quem quiser os jogadores do Sporting, vai ter de pagar muito dinheiro”.

Este recado é transversal, mas faz especial sentido se aplicado aos produtos da formação que começaram a ser lançados já no decurso da época anterior. “Temos de relembrar, às vezes, os jovens jogadores que isto é uma grande responsabilidade, que não é fácil jogar no Sporting, ainda por cima com 18 anos”, comentou, a respeito do central Eduardo Quaresma, que tem tido menos minutos de utilização. “O Quaresma não vai a lado nenhum, é uma aposta do Sporting que leva tempo. Está nas mãos deles provarem que podem jogar”, concretizou.

E se Amorim dirigiu rasgados elogios ao adversário desta ronda — “é uma equipa que joga olhos nos olhos com as equipas grandes” —, o mesmo fez João Pedro Sousa em relação ao Sporting. “Espero a melhor equipa do campeonato até ao momento. Temos uma tarefa extremamente complicada. Provavelmente será o jogo mais difícil que tivemos até hoje”, projectou o técnico do Famalicão, garantindo que “a forma de preparar o jogo é a mesma”.

Entre lisboetas e minhotos, há 13 pontos de distância. O Famalicão vem de uma derrota com o Paços de Ferreira, por 2-0, mas chega à 9.ª jornada com o quinto melhor ataque do campeonato.

Sugerir correcção
Comentar