Se a Jeep fosse uma onda, qual seria? O Director de Marketing responde

Conversámos com Luís Domingues, Director de Marketing da Jeep sobre a relação da marca automóvel com o surf, e em particular, com a World Surf League (WSL). Uma parceria de sucesso que teve início em 2015 e se prolonga até aos dias de hoje. Para 2021, Luís Domingues confirma a existência de novidades.

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Luís Domingues, Director de Marketing da Jeep

Em Maio de 2015, a Jeep tornava-se no primeiro patrocinador automóvel exclusivo do WSL, uma parceria que foi renovada em 2017 e para a qual há um segredo. “A marca Jeep incorpora o espírito do surf e do estilo de vida dos surfistas, há assim um ‘match’ muito forte entre as marcas”, começa por dizer Luís Domingues, Director de Marketing da Jeep. E é porque a Jeep oferece aos clientes “um sentido de liberdade, aventura, harmonia com a natureza, superação de obstáculos e evolução para novas etapas”, que esta parceria funciona tão bem. 

Na verdade, são duas marcas que partilham os mesmos valores e que “têm como base uma comunidade de apaixonados que procuram novas formas de experienciar e viver uma aventura”, continua o responsável da Jeep, para quem o balanço desta parceria não podia ser mais positivo. De acordo com Luís Domingues, “experienciar esta paixão pela aventura e pela superação” em Portugal, levou a que a marca “potenciasse os seus valores” e trabalhasse no seu “reconhecimento como a referência do 4x4 e da máxima expressão da liberdade automóvel a nível nacional”. Esse reconhecimento foi visível em vários projectos. “Entre eles o ‘Jeep Wild Days’, onde contámos com a presença de Tiago ‘Saca’ Pires e Andrey Karr e o ‘Jeep Campers’ que permite a cada cliente estar imersivamente presente onde se passa a acção”, enumera Luís Domingues.

Convidámos o responsável da Jeep a escolher um momento especial ao longo destes mais de cinco anos de parceria. Luís Domingues destaca a primeira presença da Jeep numa etapa do WSL em Portugal, depois de anos sem representação directa no país. “Um regresso às origens, o reencontrar da comunidade em Ribeira d’Ilhas e, poucas semanas depois, em Peniche 2017 foi um ponto de viragem e um reafirmar a Jeep como um ícone no espírito de liberdade automóvel”.

Depois de olhar para o passado, desafiámos o Director de Marketing da Jeep a reflectir sobre a estratégia actual da marca e a antecipar o futuro. “A marca tem colocado todo o esforço nas soluções de mobilidade sustentável, nomeadamente com o lançamento de soluções híbridas plug-in, onde se incluem o ‘Renegade’, ‘Compass’ e ‘Wrangler’. E é nisso que estamos focados, acreditando com esperança que o problema [da pandemia da Covid-19] será ultrapassado e que existe um amanhã já mais próximo, onde queremos estar prontos para responder às necessidades dos nossos clientes”, refere Luís Domingues.

Depois de um ano marcado por uma forte aposta na sustentabilidade, esta continuará a ser parte fulcral da estratégia da marca para o ano que aí vem, que reserva aos fãs da marca muitas novidades. Novidades como aquela com que o surfista brasileiro Ítalo Ferreira será presenteado em breve. O actual campeão do mundo - e um confesso apaixonado por Portugal (que está, inclusive, à procura de casa no nosso país), - vai receber um Jeep ‘Wrangler’ com parte do prémio. “Penso que teremos algo para contar daqui a umas semanas aqui Na Onda do Surf”, confessa Luís Domingues.

E já que estamos numa de confissões, lançámos um desafio ao Director de Marketing da marca. “Se a Jeep fosse uma onda de todo o mundo por onde passam as provas da WSL, que onda seria?”. A resposta foi imediata: “Por simpatia teria de ser uma onda portuguesa e seguramente uma ‘big wave’ da Nazaré, uma onda que tem marcado de sobremaneira o sector automóvel, registando resultados fantásticos nos últimos 10 anos. Uma ‘onda’ que começou nas 400 mil unidades vendidas por ano, muito centradas em alguns continentes, e chegando a mais de 1,5 milhões, recentemente consolidando-se como uma marca global.”

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Presença de marca no MEO Portugal Cup of Surfing 2020 D.R.

Liberdade para viver aventuras

A ligação entre a WSL e a Jeep assenta num “posicionamento semelhante, de Liberdade, Aventura, Autenticidade e Paixão”, uma relação que, de acordo com Luís Domingues, se estende aos fãs e seguidores não só da modalidade mas também da marca. Até porque, segundo o responsável, o público-alvo da Jeep é “curioso e interessado em novas culturas, experiências, ideias e estilos de vida. Querem claramente experimentar novas soluções. Têm uma vida social intensa e muito virada para actividade física ao ar livre. A Jeep é uma forma de afirmação e confirmação do seu estilo de vida e das suas opções”, acrescenta.

Características intrínsecas aos amantes do surf que fazem dos veículos da Jeep os melhores companheiros de aventura. “Para além das características técnicas que garantem capacidade para progredir em terrenos difíceis, que é um legado histórico, destaca-se o espaço a bordo, modularidade (no ‘Wrangler’, por exemplo, as portas e o tejadilho podem ser retirados e o interior pode ser lavado com jato de água!), a potência e a segurança”, explica.

E para terminar a conversa, quisemos saber que três palavras definem melhor a Jeep. “Superação, Aventura e Consciência ambiental”, atira Luís Domingues, acrescentando em forma de conclusão: “A superação de obstáculos está na origem da marca, que nasce como solução para progressão em terrenos difíceis. Desde então o tema da superação foi sempre central no posicionamento da Jeep em ambiente de diversão, actividades outdoor e, claro, como resposta a todas as necessidades dos nossos clientes. No mundo actual, está a contribuir activamente para resolver a crise ambiental, mantendo o ADN da marca intocável, mas oferecendo soluções de mobilidade sustentáveis, através da electrificação de toda a sua gama”, conclui. 

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Na Onda do Surf powered by Jeep. A comunidade do surf encontra-se aqui para saber mais sobre os protagonistas da modalidade, as classificações e as várias etapas da World Surf League (WSL). Apanhe esta onda.