Portugueses concentraram compras entre as 11h e as 13h. Confinamento “muito bem cumprido”

No último fim-de-semana, mais de 80% da população estava em casa a partir das 14h. Deslocações para compras foram mais tardias do que na semana passada, concentrando-se entre as 11h e as 13h.

A temperatura agradável chamou centenas de pessoas a Belém, em Lisboa, na manhã deste domingo
Fotogaleria
A temperatura agradável chamou centenas de pessoas a Belém, em Lisboa, na manhã deste domingo Rui Gaudêncio
Lisboa teve neste domingo um dia de sol e calor
Fotogaleria
Lisboa teve neste domingo um dia de sol e calor Rui Gaudêncio
Pequenos grupos formaram-se nos jardins de Belém, em Lisboa
Fotogaleria
Pequenos grupos formaram-se nos jardins de Belém, em Lisboa Rui Gaudêncio
Esta é uma das zonas mais frequentadas da cidade por turistas, que nesta altura praticamente não existem
Fotogaleria
Esta é uma das zonas mais frequentadas da cidade por turistas, que nesta altura praticamente não existem Rui Gaudêncio
A cidade aproveitou a manhã para sair à rua
Fotogaleria
A cidade aproveitou a manhã para sair à rua Rui Gaudêncio
Centenas de pessoas aproveitaram para fazer exercício ou passeios junto ao rio Tejo
Fotogaleria
Centenas de pessoas aproveitaram para fazer exercício ou passeios junto ao rio Tejo Rui Gaudêncio
Este foi um fim-de-semana com temperaturas quentes para época
Fotogaleria
Este foi um fim-de-semana com temperaturas quentes para época Rui Gaudêncio
O confinamento obrigatório estava marcado para as 13h
Fotogaleria
O confinamento obrigatório estava marcado para as 13h Rui Gaudêncio
No próximo fim-de-semana haverá mais restrições, como a obrigação de permanência no concelho de residência
Fotogaleria
No próximo fim-de-semana haverá mais restrições, como a obrigação de permanência no concelho de residência

Os portugueses acataram as ordens de recolhimento obrigatório, mas, no último fim-de-semana, as deslocações para fazer compras aconteceram maioritariamente entre as 11h e as 13h, promovendo concentrações nas superfícies comerciais. Estes dados constam de um relatório divulgado esta segunda-feira pela consultora PSE, especializada em ciência de dados, ao PÚBLICO.

Nuno Santos, director e responsável pelo estudo da mobilidade, explica que, apesar de o confinamento ter sido cumprido, estas medidas apenas significaram um ajuste matinal para as pessoas que habitualmente saem ao fim-de-semana.

Os portugueses estão fundamentalmente a acatar e a cumprir todas as medidas. O confinamento nocturno foi de 98%, algo de extraordinário. Se compararmos as pessoas que saem habitualmente ao fim-de-semana, 83% saíram na mesma. Para se ter uma noção, no dia 7 e 8 de Novembro, antes das restrições, houve 60% da população que saiu à rua. Neste fim-de-semana, foram 50%. Estas deslocações concentraram-se da parte da manhã”, começa por dizer ao PÚBLICO.

Neste fim-de-semana, a ida às compras foi a principal razão para a saída dos portugueses à rua. Em média, foram 29% as pessoas que saíram de suas casas para se deslocarem a uma superfície comercial. Neste fim-de-semana, contudo, registou-se uma alteração no comportamento dos cidadãos: enquanto a 14 e 15 de Novembro, o primeiro fim-de-semana com recolhimento obrigatório, a maioria saiu de casa antes das 10h para realizar compras, este sábado e domingo quase metade (48%) dos portugueses esperaram pelo período entre as 11h e as 13h para o fazerem. Uma concentração que a PSE destaca neste novo relatório.

“As compras foram o principal motivo de saída. Houve uma maior concentração porque, depois da experiência do outro fim-de-semana (a primeira vez em que estiveram perante o recolhimento obrigatório das 13h, o comportamento foi diferente. Quem foi às compras saiu mais tarde e a concentração deu-se num período horário mais pequeno”, revela Nuno Santos. Os dados recolhidos pela consultora mostram ainda que os portugueses deram preferência ao comércio de proximidade, evitando deslocações maiores.

Com o aproximar das 13h, hora limite para a circulação nas ruas, houve um regresso a casa apressado, mostram os gráficos. Entre as 12h e as 14h de sábado, 27% dos portugueses regressaram a casa “apressaram-se a recolher a casa”. Este indicador baixou para 20% no domingo, dado que o nível de recolhimento foi mais acentuado no último dia do fim-de-semana. 

Confinamento abaixo do registado em Abril

Apesar da saída concentrada para o cumprimento de necessidades básicas, a verdade é que muitas pessoas não saíram de casa durante o fim-de-semana.

No sábado, 52% dos portugueses permaneceram nas suas habitações durante todo o dia, com este dado a subir para 62,5% no domingo. Estes números relativos ao confinamento estão ainda longe dos 70% que se chegaram a registar em Abril. Porquê? Nuno Santos responde que o contexto do confinamento na primeira vaga do vírus é completamente diferente, não sendo possível traçar uma comparação directa. 

“Em primeiro lugar, nos meses de Março e Abril, todo o movimento de confinamento – que foi, inclusive, voluntário – foi de grande expectativa e ainda desconhecimento sobre esta realidade [do vírus]. Foi um primeiro impacto e os portugueses contraíram muitíssimo mais a sua mobilidade. Hoje, com medidas muito mais suaves, há outro entendimento e as pessoas ajustam as suas necessidades de mobilidade habituais às restrições gradualmente impostas”, considera o responsável pelo estudo.

O que não muda, conclui, é o cumprimento “integral” das medidas, algo que já se tinha registado na primeira vaga da pandemia. Das deslocações feitas este fim-de-semana, 60,5% foram feitas na proximidade, ou seja, num raio máximo de 20 quilómetros.

A recolha de dados da PSE é feita a partir de uma aplicação em smartphones (com recolha de dados contínua através de monitorização de localização e meios de deslocação via aplicação móvel) e abrange pessoas com mais de 15 anos das regiões do Grande Porto, Grande Lisboa, litoral norte, litoral centro e distrito de Faro. Para um universo de 6.996.113 indivíduos residentes nas regiões estudadas a margem de erro imputável ao estudo é de 1,62% para um intervalo de confiança de 95%.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários