Quais são os caminhos que levarão à vitória de Trump? E os de Biden?

Ainda nada está decidido e pede-se prudência na leitura dos primeiros resultados. Mas que estados serão decisivos para a vitória de Biden ou Trump?

Pelas 12h desta quarta-feira, ainda não se conhece um vencedor para a corrida eleitoral norte-americana. As votações em seis estados ainda não foram apuradas — Georgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin — e tudo permanece em aberto. Biden precisa da vitória em três desses estados para se tornar Presidente e Trump em quatro para a reeleição. Quais são os caminhos possíveis para ambos?

Trump

O caminho mais rápido para a vitória passa pela Pensilvânia, um estado que se pintou de “vermelho” em 2016. Se ganhar lá, precisa da vitória noutros três estados para garantir os 270 votos eleitorais. Se não ganhar, precisa de cinco. Até agora, e com 75% dos votos contados, Trump tinha 55,1% dos votos na Pensilvânia, o que corresponde a 20 votos no Colégio Eleitoral.

As maiores cidades desse estado, Filadélfia e Pittsburgh, ainda só contaram uma pequena parte dos seus votos — e, tradicionalmente, os resultados nessas cidades favorecem os democratas. Além disso, muitos dos boletins de voto que estão por contar foram enviados pelo correio — e sabe-se que, este ano, houve mais democratas do que republicanos a votar por correio.

Há outra questão: os tribunais estaduais pediram aos responsáveis que contassem os boletins de voto enviados até terça-feira que cheguem até sexta-feira. Trump criticou a justiça por permitir esta mudança e o caso poderá voltar a tribunal após as eleições. Ainda na manhã desta quarta-feira, e referindo-se aos votos que ainda irão chegar por correio (e terão de ser contados), o Presidente foi claro: “Vamos para o Tribunal Supremo. Não vamos querer que votos sejam acrescentados mais tarde.”

Biden

O caminho mais provável para a vitória de Biden passa pela vitória no Nevada e Wisconsin, estados onde as projecções lhe dão uma vitória por pouca margem. Se Biden vencer esses estados, bastava conseguir uma vitória na Georgia, Michigan ou Pensilvânia para ser eleito.

No Michigan, com 86% dos votos contados, Trump detinha uma vantagem de 0,5%. Muitos dos votos que faltavam contar são votos por correspondência de Detroit e dos seus subúrbios, onde os democratas têm gozado de uma vantagem eleitoral.

Sabe-se, também, que no Nevada não vão ser conhecidas mais actualizações até à manhã de quinta-feira, de acordo com a divisão eleitoral. 

Sugerir correcção