O que sabemos até agora sobre as eleições presidenciais dos EUA?

Trump declarou vitória quando ainda há milhões de votos por contabilizar e prometeu recorrer ao Supremo Tribunal. Eleição vai decidir-se no Midwest e na Pensilvânia, mas os resultados finais não deverão ser conhecidos nas próximas horas.

Contagem de votos continua nos EUA. Trump ameaça com Tribunal, Biden pede "paciência" Reuters

Numa altura em que as urnas já fecharam em 50 estados norte-americanos e foram declarados os resultados em 39 deles, eis o que se sabe, até ao momento, sobre as eleições presidenciais dos Estados Unidos, disputadas entre o Presidente, Donald Trump, e o ex-vice-presidente Joe Biden:

  • Joe Biden conquistou, até ao momento, 238 dos 538 “grandes eleitores” do Colégio Eleitoral, ao passo que Donald Trump já assegurou 213 votos. Para vencer a eleição presidencial, um candidato necessita de garantir 270 votos no Colégio Eleitoral.
  • Com milhões de boletins de votos por contabilizar – incluindo votos por correspondência – em vários estados norte-americanos, o Presidente declarou vitória, denunciou “fraude” eleitoral e prometeu levar a eleição ao Supremo Tribunal, para travar a contagem dos votos por correspondência.
  • O Partido Democrata acusou Trump de querer “esvaziar” os “direitos democráticos” dos norte-americanos e prometeu contestar a ameaça do chefe de Estado de recorrer à Justiça.
  • As urnas fecharam em todos os 50 estados e foram declarados resultados em 39. Muitos desses estados admitem contagem dos votos por correspondência até três dias depois da eleição, o que promete arrastar o anúncio do vencedor por vários dias.
  • Os estados do Michigan, Wisconsin e Pensilvânia serão decisivos para o desfecho da eleição, tal como em 2016, mas as respectivas autoridades eleitorais já anunciaram que não vão anunciar os resultados na madrugada desta quarta-feira. Está, portanto, tudo em aberto, e adivinha-se uma luta muito renhida.
  • Joe Biden está próximo de conquistar o Arizona, mas não conseguiu virar o resultado de 2016 nos importantes estados do Texas, Florida e Ohio, conquistados por Trump.
  • O Partido Democrata está na calha para manter a maioria na Câmara dos Representantes, mas será difícil reverter a maioria do Partido Republicano no Senado. Até ao momento, só conquistou um lugar aos republicanos e precisa de um total de quatro. Há seis eleições em aberto.
  • Tudo aponta para a eleição presidencial norte-americana com maior participação em mais de cem anos. Com 68.238.161 voto, Biden já juntou mais votos do que qualquer um dos candidatos de 2016. Os especialistas apontam para a participação de 67% dos eleitores registados.

Acompanhe aqui a cobertura ao minuto das presidenciais nos EUA.

Sugerir correcção