Gaia reactiva hospital no Parque Biológico, Matosinhos prepara viatura móvel de rastreio

Autarquias estão a adoptar novas medidas para travar avanço da pandemia. Esta sexta-feira, região Norte concentrou mais de metade dos novos casos de infecção pelo novo coronavírus

Foto
Paulo Pimenta

O apelo principal é ao “civismo” da população. A Câmara de Vila Nova de Gaia, onde na passada segunda-feira havia 2589 casos, vai continuar a apostar na “sensibilização”, estando também previsto um reforço do policiamento na cidade como forma de conter o avanço da pandemia.

Além disso, o Parque Biológico de Gaia está a ser preparado para a “reinstalação do Hospital Positivo, para acolhimento de utentes infectados por Covid-19 que não possam estar em isolamento em casa”, informa. 

Num momento em que a situação “tende a agravar-se”, os parques infantis do concelho vão permanecer encerrados, mas os cemitérios vão estar abertos no dia 1 de Novembro. A decisão foi “tomada em conjunto com as freguesias, com as autoridades de saúde e as autoridades policiais”. As regras serão, ainda assim, “muito apertadas": tempo limitado de permanência para cada pessoa ou família (máximo de 45 minutos), horário de funcionamento de 12 horas, apoio policial e dos funcionários das freguesias no controlo dos acessos. 

Em Matosinhos, algumas das medidas de mitigação da doença e de apoio aos cidadãos adoptadas na primeira fase da pandemia ainda estão no terreno e são para continuar. A autarquia de Luísa Salgueiro tem uma viatura móvel de rastreio pronta a arrancar e mantém aberto um centro de rastreio com capacidade para 300 testes diários. 

Os parques infantis vão manter-se encerrados, estando o município a “envolver os equipamentos com filme de PVC no sentido de evitar o seu uso, uma vez que muitas vezes as fitas de isolamento eram arrancadas”. Junto de restaurantes e outros estabelecimentos comerciais decorrem acções de sensibilização e a Polícia Municipal “continua o seu programa de apoio aos idosos em isolamento”. 

Para “prevenir a propagação da doença”, a autarquia decidiu ainda encerrar os cemitérios nos dias 31 de Outubro de 1 de Novembro. Nos dias anteriores e posteriores, os horários serão alargados “para permitir que a população preste a devida homenagem aos seus entes queridos com maior segurança”. 

Esta sexta-feira voltou a trazer más notícias ao Norte do país. A região concentrou mais de metade (51%) dos novos casos de Covid-19 do dia (1350), registando actualmente 31.157 casos e 944 mortes, o que a torna a região com maior número de vítimas mortais.

Sugerir correcção