Jovens pedem ajuda a Marcelo para proteger a saúde humana e do planeta

Líderes pela Natureza endereçaram um vídeo a Marcelo Rebelo de Sousa e pediram-lhe que levasse as suas mensagens à Conferência das Nações Unidas pela Biodiversidade.

Foto
daniel rocha

Um grupo de 16 jovens portugueses quer que o Presidente da República se junte aos mais de 45 chefes de Estado e de Governo que já apoiaram o compromisso dos Líderes pela Natureza.

Os jovens em questão fazem parte do Generation Earth Portugal (Geração Terra Portugal, em tradução livre), um projecto de formação de jovens líderes ambientais da Associação Natureza Portugal (ANP), em associação com o World Wildlife Fund (WWF).

Este apelo, feito num vídeo publicado no Instagram, surge depois de mais de 45 governantes mundiais, “incluindo os líderes de cinco das maiores economias do mundo”, terem assumido este repto, apresentado esta segunda-feira, em Nova Iorque, pela WWF, “comprometendo-se com acção decisiva para reverter a perda de natureza e biodiversidade, para proteger a saúde humana e do planeta”, informa a organização, em comunicado.

Marcelo Rebelo de Sousa é chamado a apoiar esta acção “e a levar as suas mensagens à Conferência das Nações Unidas pela Biodiversidade, que decorre a 30 de Setembro”, quarta-feira, dando “um sinal inequívoco de que é necessário aumentar a ambição no que toca à protecção e recuperação da biodiversidade global”, explica o documento.

“É claro que não detemos o poder nem a influência necessária para conseguir a mudança de que precisamos. Pedimos então aos nossos governantes e, em particular, ao nosso Presidente, que nos dêem ouvidos, que se comprometam a travar esta perda de natureza e que nos ajudem no caminho da recuperação”, defendem estes jovens.

No vídeo difundido nas redes sociais, as jovens pedem, entre outras coisas, uma gestão estratégica das zonas protegidas, a diminuição do desperdício alimentar e material, um plano agrícola em harmonia com a natureza e o fim da poluição fluvial.

As ambientalistas questionam qual o sonho de Marcelo Rebelo de Sousa, revelando que o seu é que “as vontades passadas, motivadas por uma geração presente, ecoem no seu futuro”.

Sugerir correcção