“Chorar não nos torna mais fracos”: das lágrimas, Mariana, a Miserável fez um livro

Em entrevista ao P3, Mariana fala sobre ser a Miserável, transpor a realidade para o papel e aceitar a queda das lágrimas. Este sábado, 26 de Setembro, é lançado, na Ó! Galeria no Porto, o seu primeiro livro: Meninos das lágrimas.

Foto
Inês Moura Pinto

De exposições individuais a colectivaspinturas de murais e até “sebentas de quarentena”, Mariana, a Miserável completou o verdadeiro desafio: pegar nas lágrimas e na tristeza e fazer delas um livro. Meninos das lágrimas é a primeira obra de ilustração publicada por Mariana Santos. O lançamento da Editora Número acontece este sábado, 26 de Setembro, na Ó! Galeria, no Porto, pelas 16h30. 

Meninos das lágrimas não tem texto, mas quer desconstruir estigmas e passar uma mensagem, homóloga a todos os seus trabalhos: “É ok estar triste, é ok ser miserável ou vulnerável; chorar não nos torna mais fracos, é apenas uma reacção humana como todas as outras.” Trata-se de uma colecção de ilustrações “muito complicada de fazer”, sendo que os primeiros desenhos foram feitos já em 2017. “[É quase] um resumo destes dez anos em que ando aqui a fazer desenhos”, conta. Começou apenas como “uma série de desenhos de pessoas a chorar”, homónima, e mais tarde evoluiu para o que viria a ser o primeiro livro publicado de Mariana.

Foto
Mariana com o livro Inês Moura Pinto

O título da obra, Mariana já o sabia desde o início. Tem como referência o quadro d' O Menino da lágrima, segundo Mariana “presente nas casas das nossas tias e avós dos anos 90”. A razão é o facto de “ser tão natural termos uma pessoa a chorar na parede da sala e termos almoços de família em frente a esse quadro”. Isto quando não se falava abertamente do assunto.

Com o imediatismo dos tempos modernos, a ilustradora acredita que não nos permitimos o tempo para um “auto-exame emocional” e para “haver mais aceitação dessa vulnerabilidade que é tão normal”. Na infelicidade, Mariana consegue “encontrar beleza”. “Eu não estou a exigir às pessoas que estejam tristes, só estou a dizer que é uma coisa natural e que, às vezes, acontece.”

Queria ser florista quando era pequena, conta a biografia, mas cresceu e tornou-se Mariana, a Miserável, uma ilustradora do real imperfeito. A artista de 34 anos, natural de Leiria, é conhecida pelos desenhos que são uma ode à honestidade, com um toque de sarcasmo e humor, para os quais usa os desgostos da vida como inspiração. Quando questionada sobre a distinção entre a própria e o alter-ego artístico, admite que costuma dar “sempre respostas diferentes”. Desta vez, “com o passar dos anos”, conclui que existe uma relação simbiótica: “Não dá para falar do meu trabalho sem falar de mim, não dá para separar as duas coisas. Portanto, sim, acabamos por ser a mesma pessoa.”

Desenho original em exposição Inês Moura Pinto
Desenho original em exposição Inês Moura Pinto
Fotogaleria
Desenho original em exposição Inês Moura Pinto

Embora faça uso da realidade como inspiração, “nem tudo é autobiográfico”. As referências para as ilustrações surgem “muito de acasos”, daquilo que vê, ouve ou lê. “Não é sobre mim, mas acaba por ser de coisas que encontro no caminho”, explica. Nem sempre é miserável e ri quando lhe dizem que “é uma fraude por estar feliz”, mas o estado de espírito não afecta a arte. “A minha visão acaba por ser a mesma. Não acho que tenha que estar miserável para ser [a] Miserável”, reflecte.

Face à instabilidade profissional da área, partilha que a insegurança “não é muito compatível” com o estímulo da criatividade. “É muito difícil criar quando estamos com preocupações dessas, mas ao mesmo tempo vivemos nas condições em que vivemos e a nossa geração teve que se adaptar, principalmente nas áreas criativas”, prossegue. Considera-se sortuda por ter trabalho na área e conseguir viver daquilo que gosta de fazer, nos tempos instáveis que correm. “Não posso estar em casa sentada à espera que a musa inspiradora venha ter comigo, ando a caçar a musa inspiradora enquanto pago as minhas contas.”

Tem como assinatura traços imperfeitos que, quando combinados, resultam em imagens grotescas: é a definição pessoal de beleza da Miserável. Contudo, desenhar assim não é uma preocupação da ilustradora: “Isso acompanha-me e, depois, as outras pessoas é que descrevem o meu trabalho. Eu faço aquilo que faço de forma natural.” Apesar de expor a vulnerabilidade humana ao falar de assuntos “tão privados”, Mariana garante que “há muita gente que se identifica” com o seu trabalho. 

Foto
Inês Moura Pinto

Meninos das Lágrimas está disponível para compra a partir deste sábado, na Editora Número, e todos os desenhos originais estarão em exposição na Ó! Galeria até 14 de Outubro.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção