“Love is a losing game”, mas Mariana, a Miserável e Maria Imaginário não deixam de jogar

Esteve para se chamar "fail", mas entretanto passou a "Love is a losing game". Exposição de Mariana, a Miserável e Maria Imaginário inaugura a 9 de Novembro no Art Room, em Lisboa

Foto
Exposição pode ser visitada até 21 de Novembro Fred Gomes / We Blog You

O amor, enquanto jogo em que se ganha tanto quanto se perde, é o tema central da exposição Love is a losing game, de Mariana, a Miserável e Maria Imaginário, que é inaugurada esta quinta-feira, 9 de Novembro, em Lisboa.

A admiração que as duas amigas sentem pela espanhola de 82 que, em 2012, fez o restauro do quadro Ecce Homo foi o ponto de partida para a mostra que abre portas no espaço Art Room, na zona do Príncipe Real. "Partiu da ideia de querermos fazer uma coisa com muito esforço e boas intenções, as melhores intenções de sempre, e não conseguirmos", graceja Mariana, a Miserável. "Mas mesmo assim está tudo bem, porque tentámos".

Inicialmente a exposição esteve para chamar-se fail (falhanço), em referência ao restauro de Ecce Homo. No entanto, à medida que foi sendo construída as artistas aperceberam-se que estavam a encaminhá-la para o falhanço no amor. "À questão do esforço em relacionamentos amorosos, que depois não acabam bem ou acabam simplesmente", diz Mariana. Em Love is a losing game falam "de uma coisa um pouco trágica, mas com humor". O que é visível em todos os trabalhos expostos (todos novos, com excepção de um quadrado), onde predomina o cor-de-rosa, cor comum ao trabalho das duas artistas. 

Foto
Fred Gomes / We Blog You

Em comum, as jovens também partilham o facto de falarem muito sobre o que sentem. "De nos expormos dessa forma, de, com a desgraça e os desamores que se passam na nossa vida tentarmos transformar [o que passamos] com sentido de humor", confessa Maria Imaginário. Começarem a trabalhar juntas foi algo "natural". "Apesar de sermos pessoas com estéticas diferentes acabámos por nos integrar muito bem uma na outra", refere.

Love is a losing game, tal como as outras duas exposições que fizeram juntas, em 2013 e em 2015, foi construída à distância, já que Mariana, a Miserável vive no Porto e Maria Imaginário, em Lisboa. "Muito do trabalho que está aqui é resultante de conversas nossas, o processo é vivido em conjunto", recordou Mariana. As duas têm "uma capacidade abstracta enorme" de se compreenderem e, por isso, não é necessário verem o processo criativo uma da outra.

No sótão onde está instalado o Art Room criaram um "labirinto com fita de cetim cor-de-rosa", que "não tem saída, para causar desconforto". É como amor, "que é muito bonito, mas magoa e vale a pena". As duas, no entanto, fazem questão de sublinhar que não perderam a fé no amor. "Não separamos o nosso trabalho da nossa vida pessoal, óbvio que é uma exposição que nos sai muito da pele, é uma coisa muito íntima, mas já estamos resolvidas", disse Mariana. Prova disso é, por exemplo, uma das obras expostas onde se lê let's play again (vamos jogar outra vez).

Love is a losing game, de entrada livre, é inaugurada às 19h e está patente até 21 de novembro, de terça-feira a sábado, das 14h às 19h.

Sugerir correcção
Comentar