Filmes Mata e Pelican Blood vencem festival de cinema de terror MoteLx

Foto
Pelican Blood, de Katrin Gebbe, será exibido hoje no cinema São Jorge

Os filmes Mata, de Fábio Rebelo, e Pelican Blood, de Katrin Gebbe, foram premiados no Festival de Cinema de Terror de Lisboa — MOTELX, “num ano atípico e desafiante”, por causa da covid-19, revelou a organização no domingo.

Apesar do “espectro de medidas reforçadas de segurança”, o festival contou com mais de 20 sessões esgotadas no cinema São Jorge, refere a direcção do MOTELX.

O prémio de melhor curta-metragem de terror foi atribuído a Mata, de Fábio Rebelo, um filme “sólido que joga com o imaginário da literatura fantástica” e que “revela a promessa de um jovem realizador”, justificou o júri. No festival foi ainda atribuída uma menção especial ao filme A Grande Paródia, de André Carvalho.

O filme Pelican Blood, da realizadora alemã Katrin Gebbe, venceu, por unanimidade, o prémio de melhor longa-metragem europeia de terror. O júri aplaudiu um filme “sobre o instinto maternal e a saúde mental, sobre a perda e o sacrifício, sobre o mal como protecção”.

Tanto Mata como Pelican Blood ficam automaticamente seleccionados para o prémio Méliès de ouro, a atribuir em Outubro no Festival de Sitges, em Espanha.

A 14.ª edição termina na segunda-feira, dia em que serão exibidos, entre outros, Pelican Blood e Get Out, de Jordan Peele.

Sugerir correcção