Bairrada: só o tempo dá mistério ao espumante

A propósito dos 130 anos do nascimento dos espumantes da Bairrada, as Caves do Solar de São Domingos mostraram uma linha de vinhos de encher a alma. Qualidade elevada por preços fantásticos.

Foto
O controlo da qualidade das uvas para espumante é exigente, com o dia de colheita decidido com precisão para a obtenção de mostos com pouco açúcar e acidez elevada. Ricardo Almeida

Uma das razões do desinteresse dos portugueses por espumantes (vendas entre 4 e 6 % do total do vinho consumido em Portugal) é o velho hábito da compra de garrafas em exclusivo para a passagem de ano, aniversários e casamentos. Só serve para festas. Apesar do trabalho da restauração nos últimos anos e apesar do cluster que é a Mealhada, os portugueses tardam em aceitar que o espumante é uma fantástica companhia à mesa. No início, no meio ou no final da refeição. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção