Oneness of Juju: a vanguarda e o popular, o jazz e o funk, o activismo e o prazer

Oneness of Juju: African Rhythms 1970-1982 é uma compilação de música admirável e é a história da procura de uma identidade musical moderna e ancestral, africana e americana, popular e vanguardista.

Foto

Algures em Junho, teve início um curioso ritual diário naquele alpendre na Rosewood Avenue, em Richmond, estado americano da Virgínia. Todos os dias, às 19h, um homem alto e magro a que não se atribuiriam os 72 anos que a certidão de nascimento confirma, abria a porta de casa e, saxofone na mão, dava alguns passos até à boca de cena daquele palco improvisado. Tocava temas seus, reunidos ao longo de cinco décadas de carreira, tocava standards, peças de John Coltrane ou Herbie Hancock. Talvez abordasse até excertos de Sun Ran, Pharoah Sanders, Gil Scott-Heron ou Roy Ayers, gigantes com quem partilhara palcos e sessões de gravação.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção