Segurança Social está a rever norma que força isolamento de crianças institucionalizadas

Orientação da DGS manda isolar 14 dias crianças e jovens em perigo que entram em casas de acolhimento. A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens sugere que isso se altere quanto antes.

Foto
DANIEL ROCHA

Há directores de casas de acolhimento em aberta desobediência. Recusam-se a cumprir a orientação emitida pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) que manda isolar 14 dias crianças retiradas às famílias, mesmo com teste negativo de covid-19. A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens sugere que se altere quanto antes. O Instituto de Segurança Social (ISS) afiança ao PÚBLICO que “a orientação técnica 009/2020 encontra-se em processo de nova actualização, estando a ser revista na sua generalidade, prevendo-se a sua publicação em breve”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção