Ainda se ao menos A Marselhesa fosse espanhola

Popular nos meios republicanos, o hino francês chegou a ser assumido como hino oficial de Espanha de forma provisória na II República. Não fosse o protesto de França e podia ter seguido assim. Muitos hinos se tentaram, mas nenhum vingou, até ser recuperada uma das canções da I República, o Himno de Riego. Do qual hoje muito poucos conhecem a letra, mesmo entre os republicanos.

Foto
Mulher com as cores da República espanhola REUTERS/Eloy Alonso

A II República espanhola emergiu de uma eleição. A vitória generalizada das candidaturas republicanas nas eleições municipais de 12 de Abril de 1931 pôs em xeque a monarquia e Alfonso XIII renunciou à chefia do Estado. Sem abdicar formalmente, partiu para o exílio e deixou a Espanha entregue à República que teve de fazer pela vida de um momento para o outro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção