“Nicha” Cabral, sempre nos limites

Com talento para a música e para a ginástica, acabou por ser corredor de automóveis e foi o primeiro português a competir na Fórmula 1. Irreverente e espirituoso, foi também um dos “árabes” que deixou o Governo de Marcello Caetano à beira de um ataque de nervos. Mário de Araújo “Nicha” Cabral morreu esta segunda-feira, aos 86 anos. Este foi o perfil traçado pelo PÚBLICO em 2001, aquando do lançamento da sua biografia.

Foto
"Nicha" Cabral com Pedro Matos Chaves, em 2005 Fernando Veludo

De Mário de Araújo “Nicha” Cabral se pode dizer tudo, excepto que não soube apostar em si próprio. Obstinado, desde a infância, perante os desafios que se lhe foram deparando, teve como primeiras paixões o violino e a ginástica. Mas seria no desporto automóvel que se viria a tornar conhecido, dentro e fora de Portugal, em grande parte devido à dedicação, versatilidade e ritmo de trabalho que procurou desde que se apercebeu de que o talento, só por si, é insuficiente para fabricar campeões.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção