Espanha proíbe fumar na rua sem distanciamento. Portugal avalia “se será adequado”

O país vizinho aprovou medidas de confinamento que proíbem que se fume em espaços públicos a menos de dois metros de distância. As discotecas também serão encerradas.

Foto
Em Espanha só se poderá fumar se forem garantidos dois metros de distância Cabalar/EPA

O Governo espanhol anunciou esta sexta-feira que é proibido fumar em espaços públicos caso o distanciamento social não possa ser assegurado. A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que essa hipótese não está a ser considerada em Portugal, para já, mas será avaliada.

Na habitual conferência de imprensa da Direcção-Geral da Saúde sobre a situação pandémica, Marta Temido garantiu que “neste momento” as autoridades não estão “a pensar em adoptar uma medida semelhante”. “A medida foi anunciada há muito pouco tempo, como sempre temos dito neste contexto de incerteza, há ainda muitos aspectos em aberto, portanto vamos acompanhar e avaliaremos se será adequado ao nosso contexto”, disse.

O ministério da Saúde espanhol apresentou uma série de medidas de confinamento esta sexta-feira para prevenir a propagação da covid-19, entre as quais a proibição de fumar em espaços públicos caso não seja possível manter o distanciamento social de dois metros.

O governo regional da Galiza já tinha tomado uma decisão semelhante no dia anterior, uma medida recomendada por um comité médico para a prevenção da covid-19 por considerar que expelir o fumo do tabaco representa um elevado risco para a transmissão do novo coronavírus.

Além do impedimento de fumar nessas circunstâncias, todas as discotecas serão fechadas. Os restaurantes e os bares têm maior margem de manobra – têm até à 1h para fechar as portas e à meia-noite não podem receber mais clientes.

Em conferência de imprensa, o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, pediu que fossem evitados ajuntamentos com mais de dez pessoas e aconselhou os jovens a não consumirem bebidas alcoólicas em espaços públicos.

O número de novos casos em Espanha tem voltado a aumentar e a região da Catalunha já estava debaixo de rígidas medidas de confinamento. As novas medidas foram acordadas depois de uma reunião de emergência com os governos das regiões autónomas espanholas.

Até quinta-feira, Espanha tinha registado 337.334 casos de covid-19 e 28.875 vítimas mortais.

Sugerir correcção