Galiza proíbe que se fume na rua caso não haja distância de segurança. O mesmo deveria ocorrer em Portugal?

Outras comunidades autónomas de Espanha já estão a avaliar esta medida, como a Andaluzia, Castela-La Mancha e Castela e Leão.

Foto
Polícia na Corunha avisa as pessoas que não podem fumar nas esplanadas caso não mantenham a distância de segurança CABALAR/EPA

A partir desta quinta-feira, na Galiza é proibido fumar na rua ou noutros espaços públicos, como esplanadas, caso não seja possível garantir uma distância de segurança de dois metros. Publicada no Diario Oficial de Galicia, esta medida foi recomendada por um comité médico para a prevenção da covid-19 por considerar que expelir o fumo do tabaco representa um elevado risco para a transmissão do coronavírus SARS-CoV-2. A mesma medida deveria ser pensada em Portugal? Embora digam que tudo possa ser considerado, há especialistas que defendem que agora faz mais sentido equacionar o uso da máscara facial em espaços públicos abertos ou que se aconselhe as pessoas a manterem a distâncias de segurança para se reduzir assim o risco de transmissão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção