Está o Governo do Burkina Faso a cometer e incentivar massacres étnicos?

Soldados, paramilitares e milícias ligadas ao Governo são acusados por ONG de execuções sumárias e assassínios em massa de membros da etnia fula, com a desculpa da luta anti-terrorista. Museu do Holocausto diz que é o país onde há maior risco de atrocidades em massa.

direitos-humanos,human-rights-watch,mundo,terrorismo,burkina-faso,africa,
Fotogaleria
Militares burquinabês têm sido acusados de execuções extra-judiciais, sobretudo de membros da etnia fula Danielle Paquette/The Washington Post
direitos-humanos,human-rights-watch,mundo,terrorismo,burkina-faso,africa,
Fotogaleria
Campo de deslocados da Cruz Vermelha por causa da violência no Centro e Norte do país ICRC

No final de Junho, membros das Forças de Defesa e de Segurança do Burkina Faso, “executaram de forma fria” sete pessoas em Tanwalbougou, pequena comuna no Leste do país, onde em Maio, 12 pessoas de etnia fula tinham sido assassinados por suspeita de pertencerem aos grupos terroristas jihadistas activos no Norte e Leste de território burquinabê.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção