Até fim de Setembro, o Jardim Botânico do Porto recebe visitas nocturnas grátis

Tanto a Galeria da Biodiversidade como o Jardim Botânico, no Porto, estão de portas abertas a partir das 21 horas, com uma lotação limitada a 10 pessoas. As visitas são gratuitas, mas exigem reserva prévia.

Foto
Nelson Garrido

São três tipos de visitas guiadas as que podem ser feitas, até 29 de Setembro, no Jardim Botânico do Porto: a “Vida à Luz da Lua”, a “Vida à Noite no Jardim” e os “Segredos de Vitória”. A primeira inclui uma visita à Galeria da Biodiversidade e um passeio pelo Jardim Botânico, enquanto a segunda se limita ao jardim — e ambas têm as sessões já todas esgotadas. Já os “Segredos da Vitória” ainda não tem datas marcadas porque depende de quando a Victoria cruziana, a planta conhecida como a rainha dos nenúfares, florir, o que acontece apenas uma vez por ano.

A adesão tem sido bastante grande. “Posso dizer que estamos esgotados desde há 15 dias, já temos 180 pessoas marcadas para a ‘Vida à Luz da Lua’ e para a ‘Vida à Noite no Jardim'”, conta Luísa Mendonça, recepcionista da Galeria da Biodiversidade e responsável pelas reservas, ao P3. Apesar de não ser a primeira vez que são organizadas visitas nocturnas, este é o ano em que estão a atingir uma maior dimensão.

As visitas estão inseridas no programa do Verão no Museu 2020, que pode ser consultado na íntegra no site. Todas as sessões começam às 21 horas e têm uma duração de 90 minutos. Devido à pandemia de covid-19, a lotação máxima é de 10 pessoas, o que exige uma marcação prévia através do email visitas@mhnc.up.pt.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção