MNE garante que Galiza não considera Portugal “país de risco” e que registo à chegada é “numa base voluntária”

Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal refere que esclarecimentos foram prestados “num ambiente de franca amizade”.

Foto
Rui Gaudêncio

Um dia depois de ter sido noticiado que a Galiza colocou Portugal entre zonas de risco, com obrigatoriedade de os viajantes comunicarem a chegada à Galiza, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) enviou um comunicado às redacções a garantir que, após um encontro diplomático, foi esclarecido que “não existe qualquer classificação de Portugal como ‘país de risco’ por parte da Comunidade Autónoma da Galiza” e que o mecanismo de comunicação à chegada dos viajantes funcionará “numa base voluntária”.

O esclarecimento sobre a decisão da Galiza não é o único e surge depois de uma reunião diplomática que aconteceu nesta quarta-feira entre o embaixador de Portugal em Espanha, João Mira Gomes, e o presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo. Nesse encontro, prossegue a nota do MNE, foi “possível, num ambiente de franca amizade, esclarecer todos os pontos da decisão ontem [terça-feira] tomada pela Junta da Galiza relativamente à entrada de cidadãos portugueses naquela Comunidade Autónoma de Espanha”.

Na terça-feira, a Galiza divulgou uma lista, que será actualizada quinzenalmente, de países e territórios cujos viajantes deverão informar as autoridades de saúde da sua chegada à região. Em alguns dos documentos da Junta da Galiza relativos à medida que implica uma comunicação por parte dos viajantes surgem expressões como “têm”, “devem” ou “obrigatoriedade”. No que diz respeito à resolução, surge a expressão “obrigatoriedade de comunicação”, mas também apenas que “deverão comunicar os dados". Portugal está entre esses territórios mencionados. E um dos pontos, do regime geral de prevenção fixado, refere-se ao controlo do cumprimento das medidas e ao regime sancionatório, estabelecendo que possíveis incumprimentos serão sancionados pelas autoridades competentes de acordo com a legislação aplicável. 

O MNE informa, porém, “ter ficado clarificado que não existe qualquer classificação de Portugal como ‘país de risco’ por parte da Comunidade Autónoma da Galiza” e que “o mecanismo de comunicação estabelecido para os cidadãos que entram na Galiza não significa, nem poderia significar, qualquer restrição, impedimento, condicionamento à livre circulação de cidadãos portugueses no território desta Comunidade Autónoma de Espanha”.

De acordo com os esclarecimentos enviados à imprensa, “este mecanismo funcionará numa base voluntária, numa lógica de responsabilidade cívica” com a finalidade de, “apenas e só, obter informação prestada pelos próprios cidadãos para facilitar o acesso à rede de cuidados de saúde da Galiza, tratando-se de um sistema em tudo semelhante ao passenger locator form a que Portugal também recorre”.

Portugal e Galiza trocam informações

Depois do encontro diplomático, foi ainda “possível definir um conjunto de medidas de boa cooperação a executar nos próximos dias”. Entre elas, estão, por exemplo, “a realização de uma reunião entre as autoridades de saúde de Portugal e da Comunidade Autónoma da Galiza para troca de informações sobre a situação epidemiológica ao nível nacional e nas diferentes regiões de Portugal, facilitando e clarificando a diferenciação regional”.

Mas não só. Estabeleceu-se também um princípio recíproco de informação que passa pelo “envio permanente, por parte das autoridades portuguesas, de informação actualizada sobre a evolução da situação em Portugal, designadamente na região Norte do país, uma vez que é a zona geograficamente contígua à Galiza (e que apresenta, aliás, indicadores muito semelhantes aos desta Comunidade Autónoma de Espanha)” e, ainda, “o envio permanente, por parte das autoridades galegas, de informação actualizada sobre a evolução da situação na Galiza, visto ser também do máximo interesse para Portugal acompanhar atentamente a evolução na vizinha Espanha e, muito particularmente, na Comunidade Autónoma da Galiza”.

Sugerir correcção