Governo angolano pede ajuda para localizar crianças subnutridas em província de Luanda

Na terça-feira a SIC emitiu uma reportagem sobre cerca de 200 crianças subnutridas e doentes, sozinhas num barracão nos arredores de Luanda. Governo angolano pediu informações “para que sejam salvas”.

Foto
As crianças estarão num centro localizado algures no distrito urbano da Estalagem, município de Viana, na província de Luanda Manuel Roberto (arquivo)

O Governo angolano pediu esta quarta-feira ajuda para localizar as cerca de 200 crianças, subnutridas e doentes, que estarão num barracão nos arredores de Luanda sem qualquer supervisão ou apoio de adultos. A denúncia foi feita pela associação Pedacinhos do Céu, de Olhão, e foi noticiada na terça-feira pela SIC, na reportagem “Os meninos de Kassanje”, que divulgou imagens das crianças.

Em comunicado, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social angolano afirma que “tomou conhecimento de uma matéria veiculada por uma estação de televisão portuguesa” e pede à SIC que partilhe as informações que tem com as autoridades angolanas.

“O Governo apela à estação de televisão que afirma levar a cabo uma investigação sobre o assunto que partilhe com as autoridades angolanas as informações de que tenha conhecimento e que possam facilitar a localização das referidas crianças, para que sejam salvas”, escreve o Governo, pedindo também que quaisquer “pessoas de boa-fé e que detenham eventualmente alguma informação que facilite o processo de localização do referido centro” partilhem também essas pistas.

“Tais crianças, segundo a peça, estariam concentradas num centro localizado algures no distrito urbano da Estalagem, município de Viana, na província de Luanda. Para qualquer cidadão angolano que conhece o valor da solidariedade, as imagens apresentadas são chocantes e exigem uma pronta intervenção”, comunica também o Governo. De acordo com a SIC, a associação que fez a denúncia recusou dar a localização do barracão e não contactou qualquer organização ou entidade angolana.

Sugerir correcção