Ser Voluntário… na Young Educators Portugal

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Foto
Matese Fields/Unsplash

Área Geográfica: Lisboa
Tema: Apoio à Comunidade

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

A Young Educators é uma organização não-governamental para o desenvolvimento de âmbito europeu, constituída por e para jovens, que identifica a participação como um factor essencial para a mudança e aceleramento na discussão e implementação de políticas que fortaleçam a união da sociedade europeia.

Entre os vários programas que disponibiliza, nas áreas dos direitos humanos, cidadania e educação, destacamos dois. O programa de tutoria para jovens imigrantes, que se destina a jovens imigrantes, descendentes de imigrantes ou refugiados, e tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento psicossocial, académico e principalmente cívico dos alunos imigrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade, fomentando a sua integração na comunidade de acolhimento.

No eixo da cidadania, o programa Europe@School, que foi concebido para promover a proximidade e o conhecimento de ideais como a democracia, a igualdade e a liberdade através de intervenções nas escolas, seguindo o método de combinar abordagens educativas formais e não formais. As escolas participantes terão acesso a uma educação cívica inovadora orientada para a Europa, realizada pelos formadores da organização.

Qual o impacto da Young Educators Portugal?

A acção da Young Educators Portugal vai para além da União Europeia e inclui todos os 47 países do Conselho da Europa. A organização assenta os seus valores nos direitos humanos, igualdade, inclusão social, cidadania, cultura, estilo de vida saudável, protecção do ambiente e conhecimento tecnológico.

Como posso ajudar?

A Young Educators está a desenvolver um projecto de voluntariado que tem como objectivo apoiar a população mais carenciada dos bairros sociais Quinta das Laranjeiras e Casal dos Machados em Lisboa, próximo do Parque das Nações.

Assim, desde o passado mês de Junho que iniciaram um conjunto de visitas à população para recolher informação nos bairros.

O que precisam de mim?

Os voluntários devem ter disponibilidade para integrar a equipa de bairro às sextas-feiras entre as 18h e as 20h, e/ou aos sábados, das 10h às 12h.

Sugerir correcção