Médicos que não são de saúde pública “não foram treinados para gerir epidemias”

O coordenador do gabinete regional para a supressão de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, o especialista em saúde pública Rui Portugal, admite que “os níveis de comunicação” com os hospitais que estão sob maior pressão “podem não ter sido os desejáveis”, mas garante que não há falta de camas.

Foto
Daniel Rocha

Concorda com a tese de que têm surgido mais casos de covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa porque se fazem mais testes?
Isso é verdade. Se se testar todas as pessoas, como sabemos que são assintomáticas na maioria dos casos, obviamente vamos apanhar mais, cinco ali, 10 acolá, 20 ali, 30 acolá, 50 ali, são 200 casos. Se não as testasse eram todas assintomáticas e não existiam. Se testo notifico, aumento os números mas também aumento a probabilidade de quebrar uma cadeia de transmissão. Por exemplo, em Oeiras, onde neste momento está a ser efectuado um rastreio, os números vão obviamente aumentar. Isso já está a acontecer nos últimos dias. É um preço a pagar. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção