Milhares de guineenses participam em ensaio clínico que foi suspenso nos EUA

Estudo americano-dinamarquês está a testar o uso da vacina contra a poliomielite para o combate à covid-19. Colectivo de artistas, cientistas e activistas denuncia falta de transparência. Experiência semelhante, liderada pelo mesmo médico, foi considerada perigosa pelas autoridades norte-americanas.

Foto
O Colectivo quer saber se os direitos dos guineenses estão a ser garantidos ao ser autorizada a experiência Paulo Pimenta/PÚBLICO/Arquivo

Um colectivo de activistas, cientistas, artistas e jornalistas guineenses denunciou, através de uma nota enviada à imprensa, a falta de transparência das autoridades sobre um estudo científico cujo trabalho de campo está a decorrer na Guiné-Bissau, com a participação de mais de três mil guineenses, sem que haja informação pública sobre o mesmo e sem se saber se os direitos das pessoas que estão a participar no ensaio clínico estão a ser salvaguardados.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção