Focinhos & Bigodes
Foto
Focinhos & Bigodes

Megafone

Ser Voluntário… na Focinhos & Bigodes

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Área Geográfica: Lisboa
Tema: Animais

A Focinhos & Bigodes é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por voluntários, que surgiu com o objectivo de minimizar o sofrimento de animais de risco, proporcionando-lhes cuidados veterinários, alimentação, afecto e, quando possível, o acolhimento.

Para este efeito, a associação tem um canil com capacidade para 70 cães em S. Domingos de Benfica. Paralelamente, alguns dos seus membros também acolhem, esterilizam e acompanham algumas colónias de gatos de rua.

O objectivo último desta instituição passa por encaminhar os animais para uma adopção responsável e/ou dar-lhes uma velhice mais digna, com alimentação e cuidados veterinários adequados, para além de atenção e amor. Desta forma, ao encaminhar para adopção, será também possível dar oportunidade a outros animais em dificuldades.

Todos os cães protegidos pela Focinhos & Bigodes estão vacinados, desparasitados e esterilizados/castrados, contando, para tal, com o contributo da sociedade civil.

Qual o impacto da Focinhos & Bigodes?

A Focinhos & Bigodes tem, de momento, cerca de 70 cães e conta com uma estrutura de 16 voluntários. Alguns cães encontram-se também em famílias de acolhimento e existe ainda a possibilidade de apadrinhamento.

Como posso ajudar?

Ao nível da gestão de voluntariado, a associação tem procurado ter uma equipa fixa em cada dia, para que haja um coordenador e uma maior organização entre todos os voluntários.

Existem diversas oportunidades de voluntariado na associação, nomeadamente:

  • limpeza dos canis (equipa de manhã e de tarde);
  • tratar e arrumar roupa das camas dos animais;
  • medicação dos cães (com necessidade de conhecimento prévio);
  • campanhas de angariação de fundos, que permitam a sustentabilidade da Associação;
  • participação em feiras de vendas de velharias para angariação de fundos;
  • gestão das redes sociais.

O que precisam de mim?

É muito importante manter um compromisso regular com a associação, tendo em conta a disponibilidade semanal do voluntário.

Sugerir correcção