Afinal, quais são as disciplinas com aulas presenciais? Quatro para o 11.º e duas para o 12.º

Os alunos do 11.º ano vão ter quatro disciplinas presenciais e as restantes à distância. Os do 12.º ano terão apenas duas disciplinas em regime presencial. Directores de escolas ficaram esclarecidos.

Aulas presenciais deverão começar a 18 de Maio
Foto
Aulas presenciais deverão começar a 18 de Maio Goncalo Dias

O Ministério da Educação (ME) esclareceu nesta quinta-feira que só existirão aulas presenciais “para as disciplinas do ensino secundário do ano em que se façam os exames nacionais”. “Assim, as disciplinas trienais apenas têm aulas presenciais no 12.º ano”, especifica o ME em respostas enviadas ao PÚBLICO.  Nas restantes disciplinas as aulas continuam à distância, como até agora.

Por exemplo, um aluno do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias ou de Ciências Socioeconómicas não terá aulas presenciais de Matemática A, visto que só realizam exame nacional desta disciplina no final do 12.º ano. Já os do curso de Línguas e Humanidades também não terão aulas presenciais de História A pela mesma razão. E nenhum estudante do 11.º ano, seja qual for o curso, terá aulas a Português, uma disciplina cujo exame é obrigatório, mas que também só se realiza no 12.º ano.

Este esclarecimento surge na sequência de uma série de dúvidas levantadas por directores das escolas, nomeadamente no que respeita ao número de disciplinas a que os alunos do 11.º ano terão de assistir quando regressarem às escolas, a 18 de Maio.

Contactado pelo PÚBLICO, o presidente do Conselho de Escolas, José Eduardo Lemos afirma que, face à informação entretanto enviada pela tutela, a questão levantada na véspera está “resolvida”.

O esclarecimento desta quinta-feira “responde às dúvidas” colocadas pelos directores, afirma Carlos Alberto Louro, que lidera o agrupamento de escolas de Ponte da Barca – e é também da direcção da Associação Nacional de Dirigentes Escolares. Uma vez que os alunos do 11.º ano só terão aulas nas disciplinas em que há exames nacionais nesse ano de escolaridade, “haverá menos gente a ter que ir às escolas, o que era uma das nossas preocupações”, acrescenta o mesmo responsável.

PÚBLICO -
Aumentar

Conforme o PÚBLICO deu conta, uma das principais dúvidas dos directores era esta: o que se quer dizer exactamente quando se estipula que se “realizam presencialmente todas as aulas das disciplinas com oferta de exame nacional” e que “os alunos frequentam estas disciplinas, independentemente de virem a realizar os respectivos exames”? — como referido nas orientações da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste) enviadas nesta terça-feira para as escolas.

Tal significa, por exemplo, que os alunos do 11.º ano vão ter aulas presenciais a seis disciplinas, em vez das duas a que estão obrigados a fazer provas nacionais, porque terão de juntar a estas as cadeiras em que se realizam exames no 12.º ano?

A resposta, portanto, é “não”. Mais concretamente, estes estudantes vão ter aulas presenciais a quatro disciplinas. Excluindo as duas disciplinas trienais, este é o número das que fazem parte do seu percurso formativo que têm provas nacionais: duas da componente de Formação Geral (Filosofia e Língua Estrangeira), que é obrigatória e transversal a todos os quatro cursos científico-humanísticos. E duas da componente específica (disciplinas bienais que começam no 10.º e terminam no 11.º), que são escolhidas pelos estudantes de um vasto leque de opções. Este número de disciplinas resulta do facto de o ministério ter confirmado que os alunos vão ter aulas não só às disciplinas a que vão fazer exame, mas também aquelas do percurso formativo de cada um para as quais existe oferta de provas nacionais.

Por exemplo, no Curso de Ciências e Tecnologias isto significa que irão ter aulas a duas destas três disciplinas bienais que fazem parte da componente específica: Biologia e Geologia, Física e Química A e Geometria Descritiva A. E também a Filosofia e a uma língua estrangeira, que integram a formação geral.

Já os alunos do 12.º ano terão aulas a duas disciplinas: a Português e a Matemática A ou História A ou Desenho A, consoante o curso que frequentem. 

Notícia corrigida quanto ao número de disciplinas com exames no 11.º ano