Egan Bernal: “Não vou desperdiçar a oportunidade de ganhar outro Tour”

O colombiano que venceu a Volta a França o ano passado ambiciona repetir o feito, apesar da concorrência dentro da sua própria equipa

Foto
Egan Bernal Reuters/GONZALO FUENTES

Surpreendeu o ano passado ao vencer pela primeira vez a Volta a França. Egan Bernal, com apenas 22 anos, impôs-se à concorrência, confirmando o seu reconhecido potencial como ciclista.

Agora, com o início da edição deste ano da prova adiada, pelo menos por enquanto, para o dia 29 de Agosto, o ciclista colombiano da equipa INEOS vai preparando como pode a prova francesa. E, numa curta entrevista ao canal Eurosport, a que o PÚBLICO teve acesso exclusivo para Portugal, Bernal confessa que, apesar da forte concorrência britânica na equipa – Froome e Thomas – está decidido a lutar por mais um triunfo no Tour.

Consegue imaginar-se de novo no pódio nos Campos Elíseos este ano de 2020?

Adoraria estar na mesma posição em que estive em 2019 pois isso significaria o realizar de um sonho. Estou a treinar-me com intensidade mas com paciência porque ainda falta muito tempo para a Volta a França. Vai ser uma corrida diferente porque não saberemos qual será a nossa condição física quando a prova começar e teremos que preparar a corrida de forma diferente. Mas a motivação de chegar aos Campos Elíseos e realizar um bom desempenho existe.

Volta a França e Volta a Espanha?

Sinceramente, não creio. Quero concentrar-me este ano a 100% no Tour e não pretendo preparar essa corrida a pensar noutras. Prefiro fazer menos días de competição e acabar a temporada o menos desgastado possível já a pensar no próximo ano.

Lutar pela vitória na Volta a França com Chris Froome, numa equipa que também tem esse objectivo…

Pode ser interessante que Froome ganhe o seu quinto Tour ou que Geraint Thomas também possa voltar a vencer. Ambos são britânicos como a equipa [INEOS], pelo que o interesse deles é óbvio. Quanto a mim, sei que sou jovem e que já ganhei o Tour uma vez e não vou desperdiçar a oportunidade de ganhar outra Volta a França. Se estivermos todos a 100% nenhum se irá sacrificar. Teremos que esperar para saber como chegaremos ao Tour e a própria corrida decidirá o que se vai passar.

Sugerir correcção