Novo voo humanitário Luanda-Lisboa a 14 de Maio

Dois mil cidadãos estrangeiros saíram de Angola em ligações aéreas especiais.

Foto
Mais um voo humanitário para retirar estrangeiros de Angola Nelson Garrido

A TAP realiza um novo voo em 14 de Maio para trazer para Portugal cidadãos que estejam retidos em Angola devido ao fecho de fronteiras decretado para evitar a propagação da covid-19, disse esta quarta-feira a transportadora.

Devido à pandemia, Angola declarou o estado de emergência em 27 de Março, decisão já prorrogada por duas vezes, e mantém fechadas desde essa data as suas fronteiras aéreas, terrestres e marítimas.

Luanda tem apenas autorizado voos humanitários que vêm buscar cidadãos estrangeiros para regressarem aos seus países de origem. O novo voo está a ser promovido pela agência de viagens angolana Ask4.

Em 25 de Abril, o ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, disse que foram autorizados até agora 205 voos humanitários que permitiram o regresso a casa de perto de dois mil cidadãos estrangeiros, não havendo ainda previsão para a retoma da aviação comercial.

A terceira fase do estado de emergência termina a 10 de Maio, mas pode ser prolongada por mais um período de 15 dias.

Angola regista 36 casos positivos da doença covid-19, dos quais dois resultaram em mortes.

Entre os países africanos integram a CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa], a Guiné-Bissau lidera em número de infecções (475 casos e dois mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (439 e quatro mortos), São Tomé e Príncipe (187 casos e quatro mortos), Cabo Verde (186 e duas mortes), Moçambique (81), e, finalmente, Angola.

Sugerir correcção