Em Carnide, há uma despensa comunitária para que nada falte lá em casa

Se tem muitas laranjas em casa, pode ir deixá-las à despensa comunitária de Carnide. Se lhe faz falta um pacote de arroz, pode tirar sem dar nada em troca.

Foto
Junta de Freguesia de Carnide

A ideia não é nova, mas reveste-se de maior importância agora que a pandemia está a embater em força no bolso das famílias portuguesas: uma despensa comunitária, de onde pode tirar o que precisa e deixar o que não lhe faz falta ou que decidiu oferecer. Agora, a freguesia lisboeta de Carnide já tem uma com bens de mercearia disponíveis para aqueles que precisarem. 

Despensa Comunitária de Carnide abriu na terça-feira e situa-se nas traseiras das instalações da junta de freguesia, numa altura em que muitas famílias estão já a pedir apoio alimentar. Esta é mais uma forma de tentar responder a essa carência. 

“Se tem uma laranjeira no jardim e mais laranjas do que aquelas que a sua família costuma comer, encaminhe-as para quem precisa”, apela a junta de freguesia num comunicado. A ideia é reunir bens de mercearia, que não precisam de condições especiais para a sua conservação.

Quanto à segurança, a junta esclarece que a despensa “será desinfectada, pelo menos, duas vezes por dia”. Pode ser recheada a qualquer hora e os alimentos podem ser levantados sem aviso prévio. “Uma iniciativa sem burocracia, sem papéis, sem nomes, sem precisar de falar com ninguém. Leve o que precisar, deixe o que pode.”

Sugerir correcção