Torne-se perito

Trump liga a Marcelo e elogia desempenho de Portugal no combate à covid-19

Na conversa foi referida a participação de uma empresa portuguesa nos testes para a produção de um medicamento

Foto
Trump ofereceu ajuda a Portugal Reuters/CARLOS BARRIA

Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, telefonou, ao início da tarde desta sexta-feira, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e elogiou “o desempenho português” no combate ao surto pandémico, segundo uma nota publicada no site da Presidência da República.

“O Presidente americano elogiou o desempenho português neste surto pandémico e ofereceu toda ajuda que fosse considerada útil e necessária, o que o Presidente português agradeceu”, lê-se na nota.

Na conversa foram abordados “em tom muito cordial” diversos “assuntos de interesse bilateral, em particular de natureza económica e da situação internacional”.

Foi também abordada a evolução da pandemia e a forma como tem sido enfrentada nos dois países no dia em que Portugal atingiu mil mortos devido à covid-19 e os EUA já ultrapassou os 62 mil óbitos. Neste âmbito, na conversa entre os dois chefes de Estado foi referida a “participação de uma empresa portuguesa nos testes científicos nos Estados Unidos da América, para a produção de um medicamento específico”, embora não tenha sido revelado o nome da empresa em causa.

Segundo a nota, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou “a importância da cooperação internacional e do quadro multilateral das organizações internacionais para enfrentar os desafios comuns, incluindo a prioridade na luta à pandemia e a importância das lições aprendidas”.

Os chefes de Estado desejaram os “maiores êxitos dos dois povos amigos” na superação da crise.

Sugerir correcção