Bordalo II leiloa peça em benefício de ONG que trabalham em campos de refugiados

O leilão decorre até às 21h de segunda-feira, dia 27. Pelas 15h desta sexta-feira, a peça Young Black Panther tinha atingido os 23 mil euros.

Foto
DR

O artista português Bordalo II criou uma peça para ser leiloada, cujo valor reverterá “integralmente” para cinco organizações não-governamentais (ONG) médicas que trabalham em campos de refugiados na Grécia.

A peça Young Black Panther ("Jovem Pantera Negra”, em português), de acordo com um comunicado divulgado esta quinta-feira pelo artista, está a ser leiloada online no site da Cabral Moncada Leilões, que “prescindiu da sua comissão”, e “o montante da venda reverterá integralmente para as cinco ONG médicas que se encontram a trabalhar nos campos de refugiados em Lesbos e Samos”.

O leilão decorre até às 21h de segunda-feira, 27 de Abril. A base de licitação da peça é de cinco mil euros. Pelas 15h desta sexta-feira, Young Black Panther tinha atingido os 23 mil euros. Bordalo II associa-se desta maneira à campanha de angariação de fundos da associação Humans Before Borders, “A Solidariedade Não Faz Quarentena”, num tempo “em que esta e outras ONG aguardam que o Governo português efective a intenção de acolher refugiados menores não acompanhados, que se encontram actualmente em campos de acolhimento sobrelotados na Grécia”.

A obra pertence à série Small Trash Animals, composta por retratos de animais, utilizando o lixo e desperdícios como matéria-prima.  Nos últimos anos, Bordalo II tem “espalhado” animais um pouco por todo o mundo. Em Portugal, é possível ver as suas criações em cidades como Lisboa, Estarreja, Loures, Vila Nova de Gaia e Covilhã.

Sugerir correcção