Já há datas para os exames nacionais do secundário

Entre os exames habitualmente mais concorridos, destaque para o de Português, marcado para 6 de Julho, o de Física e Química para dia 9, o de Matemática a 15, e o de Biologia e Geologia a 17.

Foto
Exames nacionais começam a 6 de Julho Paulo Pimenta

O exame de Português abre a época de provas nacionais, a 6 de Julho, e o de Espanhol encerra-a, a 7 de Setembro. As novas datas dos exames nacionais do ensino secundário foram anunciadas nesta terça-feira, dia em que começa o terceiro período lectivo.

Fruto da pandemia de covid-19 e consequente suspensão das aulas, o Governo decidiu atrasar os exames, para dar mais margem às escolas para concluírem as aulas e, por extensão, cobrirem todos os conteúdos programáticos - que serão, como anunciou o executivo, avaliados por inteiro nos exames.

A primeira fase dos exames nacionais será de 6 a 23 de Julho e a segunda de 1 a 7 de Setembro. Entre os exames habitualmente mais concorridos, destaque para o de Português, marcado para 6 de Julho, o de Física e Química para dia 9, o de Matemática para dia 15, e o de Biologia e Geologia para dia 17.

O calendário anunciado esta terça-feira terá relevância para menos alunos, relativamente aos anos anteriores, já que os estudantes apenas farão exames nas disciplinas utilizadas para ingresso ao ensino superior.

Foto
Calendário da 1.ª fase
Foto

O decreto publicado pelo Governo estabelece, também, os períodos de matrícula para o pré-escolar e o 1.º ciclo. Pode ler-se que “o pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt (...) na educação pré -escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 é fixado entre o dia 4 de Maio e o dia 30 de Junho de 2020”.

Sugerir correcção
Comentar