Sem Igual: um belo espumante para uma Páscoa atípica

O carácter seco, surpreendente salinidade, acidez assertiva e mineralidade compõem o bouquet de virtudes desta promissora estreia de João Camizão no mundo das borbulhas.

Foto

João Camizão e os seus vinhos Sem Igual são um dos mais interessantes exemplos de como a atitude de uma nova geração está a conseguir dar a volta por cima aos Vinhos Verdes. Comprometido com a natureza, respeitando as características da vinha e da região e delas tirando o maior proveito. Ou seja, mantendo a identidade e dela aproveitando as suas melhores e mais distintivas facetas.

Coisa básica, pelos vistos, mas que parece custar ainda a entrar na cabeça de muitos produtores, agarrados ao engano de uma suposta tradição de vinhos gasosos e açucarados, que nasceram apenas como artifício para superar fraquezas e defeitos, mas que à luz da viticultura e conhecimento instalado não têm hoje qualquer justificação. E, pior ainda, não criam valor nem acreditam na região. Pode haver (ainda) mercado, mas vinho, vinho a sério, é outra coisa.

E é isso que João Camizão tem demonstrado com os seus vinhos, que neste contexto se têm mostrado mesmo disruptivos. E o mais louvável – e até pedagógico - é que os faz sem alterar a herança dos avós de vinhas em ramadas, alguns bardos de modernidade e as castas Pedernã (Arinto) e Azal, que sempre fizeram a história dos brancos da zona de Amarante. E com isto tem mostrado ao mundo as condições excepcionais de que dispõe a região dos Verdes para proporcionar vinhos secos e distintos, a partir das castas autóctones, com frescura, acidez e mineralidade marcantes.

Assim é este primeiro espumante que produziu, da colheita de 2015, também de uma elegância e sensibilidade surpreendentes. Por trás da envolvência cítrica limonada, corpo médio e muito elegante, bolha fina e as sensações de biscoito que definem os espumantes jovens bem definidos, há todo um manto de natureza fresca, uma espécie de aprazível névoa que nos mostra a natureza dos campos verdejantes.

O carácter seco, surpreendente salinidade, acidez assertiva e mineralidade compõem o bouquet de virtudes desta promissora estreia do produtor no mundo das borbulhas. Pedro Garcias já aqui o tinha recomendado para o Natal, se conseguir encontrar ainda uma das 600 garrafas desta edição, terá com certeza momentos bem aprazíveis nesta Páscoa atípica a que todos estamos submetidos.

Sem Igual
Espumante Bruto Natural 2015
Arrochela & Camizão, Amarante
Região: Vinho Verde
Castas: Pedernã (Arinto) e Azal
Graduação: 12% vol
Preço: 25 € (Garage Wines, Matosinhos)
Pontuação: 91/100

Sugerir correcção
Ler 2 comentários