Cascais tem 20 toneladas de materiais de protecção para distribuir

Cascais recebeu 20 toneladas de material médico e de protecção, que está a ser distribuído por instituições do concelho e por outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Foto
paulo pimenta

O município de Cascais tem 20 toneladas de material médico e de protecção que está a distribuir por forças de segurança, da Protecção Civil e instituições de solidariedade social e também por outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. Seixal, Sesimbra e Alcochete são alguns dos municípios que já fizeram o levantamento de parte desses materiais de combate ao COVID-19.

“Sabemos que a aflição destes municípios é muito grande e na coordenação que temos estabelecido com os outros 17 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa e antes que a grande encomenda, que foi colocada no mercado, na passada semana, chegue colocámos à disposição destes municípios parte da nossa encomenda de 20 toneladas”, diz o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, citado em comunicado.

A encomenda chegou da China no dia 26 de Março. O avião, que constituiu o primeiro voo de transporte de carga hospital a chegar a Portugal, fez escala em Moscovo onde ficou retido por alguns dias devido a um forte nevão.

Das 20 toneladas constam um milhão de máscaras de protecção, 10 mil caixas de luvas, 50 termómetros, 2 mil óculos de protecção, 2 mil fatos de protecção. Ao todo, cerca de 1500 caixotes com material.

Carlos Carreira adiantou que estão a aguardar novas encomendas que serão distribuídas “criteriosamente e por prioridades definidas, para que possamos chegar a todos e em primeiro lugar aos que mais precisam que são os que mais cidadãos servem, nesta luta sem quartel”.

Para o presidente da Câmara de Cascais, esta foi a “primeira etapa de uma luta sem tréguas que a Câmara está a desenvolver, em várias frentes contra a pandemia do CODIV-19.”

Texto editado por Ana Fernandes