Jogos com História: O mais sublime jogo de Rui Costa

Estamos todos a sofrer com saudades do futebol. Em tempos de quarentena, os artistas estão fechados em casa, à espera que a bola volte a rolar, e aos adeptos resta a memória dos grandes jogos. Um deles, no Euro 2000, é uma das páginas de ouro do futebol português. Portugal venceu a Inglaterra por 3-2, guiado pelo genial “maestro” Rui Costa, que na próxima segunda-feira fará 48 anos.

Foto
Rui Costa festeja uma vitória de Portugal no Euro 2000 Michael Regan/Reuters

Cada geração tem um jogo icónico para acarinhar na memória. A espantosa cavalgada de Eusébio e seus pares para a reviravolta de 0-3 para 5-3 no Mundial de 1966. A final do Euro 2016, em França. Ou o triunfo por 3-2 frente à Inglaterra na estreia da fase final do Euro 2000. A selecção portuguesa que entrou em campo nesse dia será, muito provavelmente, a maior constelação de talentos que alguma vez envergou a camisola das quinas. E, nesse dia 12 de Junho, em Eindhoven, ninguém brilhou mais alto do que aquele número 10 de toque elegante e cabeça levantada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar