Coronavírus: nasceu o segundo bebé de mãe infectada no Hospital de São João

O bebé nasceu de cesariana e irá agora realizar o teste de despiste à covid-19. Comunidade científica diz que risco de transmissão da mãe para o bebé é praticamente inexistente.

Foto
Já nasceram dois bebés de mães infectadas com o novo coronavírus Nelson Garrido

Nasceu esta quinta-feira no Hospital de São João, no Porto, o segundo bebé filho de uma mulher infectada com o novo coronavírus, disse à agência Lusa fonte oficial daquela unidade hospitalar.

O menino nasceu de cesariana, esta madrugada, e tanto a mãe como o filho “estão bem”, acrescentou a mesma fonte do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ). O bebé vai agora realizar um teste para se apurar se está infectado.

A 17 de Março nasceu o primeiro bebé – uma menina de uma mulher infectada pela covid-19 no país e os dois testes que lhe foram realizados deram negativo para a infecção. Com um “duplo negativo” para o SARS-Cov-2, este bebé confirmou o aparente consenso na comunidade médica de que o risco de transmissão entre a mãe o bebé durante a gravidez e o parto é “diminuto ou praticamente inexistente”

Na passada sexta-feira, Henrique Soares, neonatologista do CHUSJ, afirmou que “as equipas estão preparadas quer as médicas, quer as de enfermagem, quer as de obstetrícia, quer as da neonatologia”. Adicionalmente foram estabelecidos “circuitos próprios para as grávidas covid-19 positivas ou suspeitas e [outros circuitos] para as grávidas normais”.

Em Portugal, de acordo com o balanço feito na quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), registam-se 43 mortes e 2995 infecções confirmadas.

Sugerir correcção
Comentar