A sociedade global de risco: quando os EUA e a China afundam o mundo

A crise de 2020 está a emergir como o arquétipo de uma nova e destrutiva pandemia provocada por um vírus altamente contagioso e potencialmente mortal. Nesta altura só podemos especular sobre o impacto que teránas formas de vida humana, na economia e na política.

1. Nos primeiros meses de 2020, os acontecimentos mundiais adquiriram um extraordinário rumo que ninguém antecipou. Ao longo da história humana, todas as sociedades foram ameaçadas por perigos da mais diversa natureza, desde guerras a catástrofes naturais. Todavia, o risco para as sociedades humanas adquiriu uma dimensão e intensidade novas, deixando de ser predominantemente local ou nacional, para passar a ser fundamentalmente global. O que nos mostra a pandemia da Covid-19 é que vivemos numa sociedade global de risco para a qual ninguém estava preparado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários