CUF oferece 50 ventiladores ao Serviço Nacional de Saúde

Os equipamentos são novos e devem chegar nos próximos dez dias. Reunião dos prestadores privados com a Direcção-Geral da Saúde, na terça-feira, vai definir como vai ser feita essa colaboração.

Foto
A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada já disse que os privados estão disponíveis para ajudar no combate ao novo vírus. paulo pimenta

O grupo hospitalar privado CUF vai oferecer 50 ventiladores ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ao que o PÚBLICO apurou, são equipamentos novos e que devem chegar nos próximos dez dias.

O presidente do conselho de administração da José de Mello Saúde, detentora das unidades CUF, Salvador de Mello, disse ao Expresso que a CUF assume também o compromisso de fazer “tudo o que estiver alcance para debelar esta pandemia”. “Já manifestámos a nossa disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde na resposta às necessidades da população nos termos em que o Governo entenda necessários e de acordo com as disponibilidades existentes”, disse, sublinhando que a colaboração pode incluir o internamento de doentes.

“Estamos em articulação diária e permanente com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e temos tido um papel na identificação dos casos e no encaminhamento dos casos para os hospitais públicos”, referiu.

As unidades de saúde da CUF também se estão a organizar de forma a fornecer uma resposta adequada no combate ao coronavírus.

Refere o Expresso que as equipas se mantêm as mesmas, mas os recursos humanos estão a ser centralizados nos hospitais onde a José de Mello Saúde antecipa uma maior afluência.

Nesta terça-feira, dia 17, a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada  (APHP) vai reunir-se com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) por causa da crise do coronavírus e para ver como pode ser reforçada a articulação entre os sectores privado e público.

Tal como o  PÚBLICO noticiou no domingo, também a  Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vai ceder seis ventiladores ao Estado que estão, actualmente, no seu Hospital Ortopédio de Sant'Ana, na Parede: “Três são equipamentos novos prontos a usar e os outros três são usados e, por isso, antes de serem cedidos precisam de manutenção, que será assegurada pela Santa Casa.”

Sugerir correcção
Ler 4 comentários