Porque não se fazem testes a mais pessoas?

Com o número de casos de pessoas infectadas por coronavírus a aumentar, porque não estão mais pessoas a fazer o teste? A resposta do especialista Carlos Palos, coordenador da comissão de Controlo de Infecções e Resistência aos Antimicrobianos da Luz Saúde.

Os testes servem sobretudo para tentar conter a propagação da doença, explica Carlos Palos, mas a partir do momento em que houver transmissão comunitária do vírus, como já acontece em alguns países, Portugal entra numa nova fase de resposta em que as análises deixarão de fazer sentido.

O país está em fase de contenção alargada da doença covid-19, com medidas de mitigação em simultâneo. Esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, referia que seria inevitável "dentro de horas ou dias" a passagem para a fase de mitigação, que prevê a transmissão local em ambiente fechado e a transmissão comunitária.

O Governo declarou “estado de alerta” na quinta-feira, suspendendo aulas e visitas a lares de idosos em todo o país. Há 78 casos confirmados no país.

Acompanhe aqui os últimos desenvolvimentos.

Sugerir correcção