Coronavírus: Câmara do Porto encerra teatros, museus e bibliotecas e cancela eventos públicos

Autarquia reforçou plano de contingência interna e accionou mais “medidas preventivas” para travar surto de Covid-19 na cidade

Foto
Autarquia tem um palno de contingência desde o dia 2 de Março Nelson Garrido

Todos os eventos promovidos pela Câmara do Porto nos seus equipamentos, como o Teatro Municipal do Porto, polos do Rivoli e do Campo Alegre, ou a galeria municipal, estão suspensos pelo menos até ao dia 3 de Abril. Esta é uma das “medidas preventivas” anunciadas esta manhã, em comunicado, pelo executivo de Rui Moreira para controlar o surto de Covid-19.

Além da activação do plano de contingência interno há uma semana e de esta segunda-feira ter cancelado as actividades extra-curriculares nas escolas básicas, a autarquia decidiu encerrar também museus e bibliotecas municipais bem como as piscinas públicas, o Pavilhão da Água, centros de educação ambiental, actividades desportivas promovidas em recintos fechados e o campo de férias de Páscoa “Missão Férias@Porto”.

Como o vereador com o pelouro da habitação, Fernando Paulo, havia adiantado ao PÚBLICO esta segunda-feira, as actividades complementares em escolas públicas ficam canceladas, com o obejctivo de delimitar o contacto com agentes externos. As crianças podem, no entanto, permanecer nas instituições no mesmo horário. O encerramento das escolas só será feito se houver ordens superiores para isso, nomeadamente por parte da Direcção-Geral de Saúde e do Ministério da Educação. 

Para já, a autarquia decidiu manter em funcionamento mercados e feiras, “reforçando as acções de formação e prevenção que já estão em curso”, mas “cancelando todas as acções de promoção e animação existentes”. O atendimento aos cidadãos, tanto no gabinete do munícipe como nas empresas municipais Domus Social e Águas do Porto ficam, para já, em funcionamento. No entanto, serão reforçadas acções de atendimento virtual e telefónico. A próxima reunião do executivo, agendada para 23 de Março, será feita à porta fechada.

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus. https://www.publico.pt/apps

Sugerir correcção
Ler 2 comentários