Há 25 casos de coronavírus confirmados em Portugal – dez ligados à mesma pessoa

O maior cluster de casos foi originado por um único doente que contagiou nove pessoas — uma delas já contagiou entretanto outra pessoa.

,Hospital de campanha
Foto
paulo pimenta

Há já 25 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Portugal, de acordo com informação apurada pelo PÚBLICO na manhã deste domingo. Destes 25 casos, dez estão ligados à mesma pessoa, o maior cluster identificado pelas autoridades de saúde.

“Houve uma pessoa que regressou de Itália que é considerada o caso índice destes casos na zona norte, teve vários contactos sociais e originou nove casos secundários e já uma destas pessoas originou um caso terciário”, explicou a directora-geral da Saúde, em conferência de imprensa este sábado.

“Como podem ver, em poucos dias, de forma muito rápida, houve expansão grande e rápida. É por isso, como medida de precaução, que proactivamente e preventivamente tomámos as medidas que foram anunciadas”, completou Graça Freitas, referindo-se às medidas anunciadas momentos antes pela ministra da Saúde Marta Temido – o fecho de algumas escolas e faculdades e a suspensão de visitas a hospitais, lares e prisões na região norte.

Dos 21 casos identificados em Portugal, quinze foram registados na região Norte, um na região Centro e cinco em Lisboa e Vale do Tejo. Trata-se de 15 homens e seis mulheres. Entre os doentes confirmados há dois rapazes e uma rapariga com idades entre os 10 e os 19 anos.

PÚBLICO - Cadeias de contágio em Portugal
Aumentar
Cadeias de contágio em Portugal

Quarenta e sete casos aguardam ainda resultado laboratorial e, neste momento, 412 pessoas estão a ser vigiadas pelas autoridades de saúde, mais de 200 ligadas ao mesmo caso.

Face ao aumento de casos, o Hospital de São João vai montar um hospital de campanha do INEM.

Notícia actualizada às 9h39 de domingo: Acrescentada informação sobre os quatro novos casos positivos no Hospital de São João

  • Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus: https://www.publico.pt/apps