Detectives procuram presença de população negra em Setúbal

À procura dos vestígios da presença de pessoas negras entre os séculos XV e XVIII, uma equipa do Instituto Politécnico de Setúbal mapeou um circuito onde se pode reconstruir parte da história da cidade. Havia escravos mas também santos e príncipes. E leis diferentes.

Fotogaleria
A Casa do Corpo de Santo onde estão figuras como lavadeiras ou bocal, hoje Museu do Barroco Gabinete de Informação e Comunicação do IPS
Fotogaleria
Na Igreja de Santa Maria da Graça foi batizado o príncipe Ndiaye
Fotogaleria
As investigadoras, Cristina Roldão e Ana Alcântara
Fotogaleria
Igreja de Santa Maria da Graça ou sé
Fotogaleria
O busto de São Benedito

A cartografia não existia, por isso foi preciso usar novas lentes que conduzissem à descoberta da presença de população negra em Setúbal entre o século XV e XVIII. Os vestígios estão nas ruas, alguns mais óbvios, outros mais escondidos. E foram esses traços que os investigadores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Ana Alcântara, Cristina Roldão e Carlos Moreira levantaram num percurso projectado para três horas, com paragens para café, e onde se vai conhecer uma história ocultada dos guias. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários