Não se sabe quem deixa a pegada maior

Não há um estudo sobre a pegada ecológica geracional dos portugueses. Entre quem hoje tem 30 há quem tenha mudado hábitos para ser mais amigo do ambiente e quem esteja ainda a perceber que deixar a praia limpa depois de uma tarde de sol não chega.

Francisca Cardoso continua a incluir cruzeiros nos seus planos de férias
Fotogaleria
Francisca Cardoso continua a incluir cruzeiros nos seus planos de férias Paulo Pimenta
Francisca diz que se calhar precisa de pensar melhor nas implicações das suas escolhas
Fotogaleria
Francisca diz que se calhar precisa de pensar melhor nas implicações das suas escolhas Paulo Pimenta
O shampô sólido já entrou na rotina de Ana Chaves
Fotogaleria
O champô sólido já entrou na rotina de Ana Chaves Paulo Pimenta
Palhinhas de papel e comida comprada a granel são outras formas de Ana tentar diminuir a sua pegada ecológica
Fotogaleria
Palhinhas de bambu e comida comprada a granel são outras formas de Ana tentar diminuir a sua pegada ecológica Paulo Pimenta
Fotogaleria
Anita Garcia diz que tem muito mais preocupações com o ambiente do que a irmã, dez anos mais nova Paulo Pimenta
Bicicleta de estrada
Fotogaleria
Os percursos na cidade são feitos a pé ou de bicicleta. O carro velho só mesmo para viagens de longa distância Paulo Pimenta

Francisca Cardoso vai chegar aos 30 este ano. Conceitos como “pegada ecológica” ou “aquecimento global” não são novidade para ela, que os vai introduzindo na conversa telefónica sobre a forma como contribui (ou não) para tornar o planeta um bocadinho mais sustentável. “Na minha geração, a questão da pegada ecológica importa, porque estamos a pagar pelos erros dos outros. Se me perguntar o que faço para diminuir essa pegada, não faço, por exemplo, reciclagem, mas tenho alguns cuidados. Nas praias ou no campo, quando vou acampar, não deito coisas para o chão”, diz. Anita Garcia, 30 anos feitos há poucas semanas, tem uma história bem diferente para contar sobre o muito que faz para tentar reduzir os danos para o planeta. Ambas concordam, contudo, que a sua geração não será, provavelmente, a que vai deixar mais cicatrizes na Terra. Dados que sustentem esta percepção é que são difíceis de encontrar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários