Estradas encerradas na serra da Estrela devido à queda de neve

Precipitação e vento forte devem manter-se nesta segunda-feira, bem como a descida da temperatura mínima

Fotogaleria
Estradas de acesso à serra da Estrela encerradas devido à queda de neve LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA
Fotogaleria
Os troços Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida foram encerrados às 07h25 LUSA/NUNO ANDRÉ FERREIRA

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela foram esta segunda-feira encerradas devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.

De acordo com a fonte, os troços Piornos/Torre e Torre/Lagoa Comprida foram encerrados às 07h25, situação que se mantinha às 10h30, sem previsão para a reabertura.

Para esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê “precipitação, por vezes forte com trovoada e vento forte com rajadas”, bem como “descida da temperatura mínima” e “queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para 1200/1400 metros de altitude durante a manhã”.

No domingo à noite, seis distritos de Portugal continental foram colocados sob aviso laranja, pelo IPMA. Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo e Braga foram os distritos mais afectados e devem manter-se em alerta, devido às previsões de chuva, vento e agitação marítima fortes. Os distritos encontram-se agora sob aviso amarelo, algo que se vai manter até às 18h desta segunda-feira.

Os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) dos oito distritos mais afectados registaram dezenas de ocorrências, nomeadamente de quedas de árvores, de estruturas e pequenas inundações.

Patrícia Gomes, meteorologista do IPMA, disse à agência Lusa que “o pior já passou. As maiores quantidades de precipitação já acorreram” e indica que o aviso amarelo se mantém pois há previsão de vento forte, principalmente nas terras altas. A especialista indica ainda que o mau tempo vai continuar durante a semana. “Nos próximos dias vamos ter sempre precipitação mais ou menos fraca e o vento vai soprar com menos intensidade”.

Sugerir correcção
Comentar